A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFISSIONAL DA PSICOPEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Autores

  • Danielly de Lima Pimenta Faveni
  • Tiago Soares Vieira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN
  • José Paulo Costa Diniz Universidade Federal de Campina Grande-UFCG
  • Franciédina Aparecida Soares Vieira Universidade Dom Alberto
  • Kátia Beatriz Vieira Carneiro Faveni
  • Marcia Soares do Nascimento Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12874

Palavras-chave:

Psicopedagogia. Ensino-aprendizagem. Escola. Criança.

Resumo

É quase que impossível negar a importância de um profissional quando esse se coloca à disposição do processo de ensino-aprendizagem. A Psicopedagogia, por sua vez, tem se mostrado com veemência na atualidade, pois em consonância com as instituições de ensino, o trabalho do psicopedagogo tem auxiliado nas dificuldades e no desenvolvimento das crianças em seu cotidiano. Com isso, surge a seguinte problemática: Qual a importância do papel do profissional da Psicopedagogia nas instituições de ensino? Para discorrer sobre tal problema, este trabalho teve como objetivo geral discutir a importância do papel do psicopedagogo nas instituições de ensino. O processo metodológico se deu a partir de uma pesquisa-ação, sendo bibliográfica e de campo dentro de uma abordagem qualitativa em que foi construído um questionário estruturado, por meio do Google forms, contendo quatro perguntas subjetivas, direcionado a três psicopedagogas em busca de discutir a importância desse profissional dentro da escola. Os teóricos referenciados para a construção da pesquisa foram: BOSSA (2007); SAMPAIO; TIMBÓ (2019); BRASIL; FILIPE (2020); MANSINI (2006), entre outros. O estudo mostrou que as psicopedagogas, depois que fizeram a pós-graduação em Psicopedagogia, perceberam que os educadores em si precisam sobretudo, de um olhar inclusivo e voltado para o real e significativo desenvolvimento das crianças, principalmente aquelas que precisam de um acompanhamento especializado para o seu crescimento enquanto sujeito social. Conclui-se que ficou claro o quanto o profissional da Psicopedagogia tem importância para a comunidade escolar, pois todos têm o direito de aprender e devem ser incluídos no processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielly de Lima Pimenta, Faveni

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Maciço de Baturité (FMB). Graduada em Letras/Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faveni e Graduanda em Letras Português/Inglês pela Faveni. 

Tiago Soares Vieira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

Graduado em Letra português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Pedagogia pelo Instituto São Judas Tadeu (INSESJTD), Especialista em Psicopedagogia pela Pós-Fip e em Gestão Educacional pela Universidade Dom Alberto, Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

José Paulo Costa Diniz, Universidade Federal de Campina Grande-UFCG

Licenciado em Pedagogia, Graduado em Ciências Agrárias, e Bacharel em Agronomia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Horticultura Tropical (PPGHT) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Franciédina Aparecida Soares Vieira, Universidade Dom Alberto

Graduada em Letras/Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Pedagogia pela Faculdade Entre Rios do Piauí (FAERPI), Especialista em Psicopedagogia pela Pós-Fip e em Gestão Educacional pela Universidade Dom Alberto. 

Kátia Beatriz Vieira Carneiro, Faveni

Graduanda em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Pedagogia pela Faveni, especializanda em Neuropsicopedagogia pela Pós - FIP.  

Marcia Soares do Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Downloads

Publicado

2024-01-31

Como Citar

Pimenta, D. de L., Vieira, T. S., Diniz, J. P. C., Vieira, F. A. S., Carneiro, K. B. V., & Nascimento, M. S. do. (2024). A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFISSIONAL DA PSICOPEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 84–97. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12874