A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFISSIONAL DA PSICOPEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12874Palavras-chave:
Psicopedagogia. Ensino-aprendizagem. Escola. Criança.Resumo
É quase que impossível negar a importância de um profissional quando esse se coloca à disposição do processo de ensino-aprendizagem. A Psicopedagogia, por sua vez, tem se mostrado com veemência na atualidade, pois em consonância com as instituições de ensino, o trabalho do psicopedagogo tem auxiliado nas dificuldades e no desenvolvimento das crianças em seu cotidiano. Com isso, surge a seguinte problemática: Qual a importância do papel do profissional da Psicopedagogia nas instituições de ensino? Para discorrer sobre tal problema, este trabalho teve como objetivo geral discutir a importância do papel do psicopedagogo nas instituições de ensino. O processo metodológico se deu a partir de uma pesquisa-ação, sendo bibliográfica e de campo dentro de uma abordagem qualitativa em que foi construído um questionário estruturado, por meio do Google forms, contendo quatro perguntas subjetivas, direcionado a três psicopedagogas em busca de discutir a importância desse profissional dentro da escola. Os teóricos referenciados para a construção da pesquisa foram: BOSSA (2007); SAMPAIO; TIMBÓ (2019); BRASIL; FILIPE (2020); MANSINI (2006), entre outros. O estudo mostrou que as psicopedagogas, depois que fizeram a pós-graduação em Psicopedagogia, perceberam que os educadores em si precisam sobretudo, de um olhar inclusivo e voltado para o real e significativo desenvolvimento das crianças, principalmente aquelas que precisam de um acompanhamento especializado para o seu crescimento enquanto sujeito social. Conclui-se que ficou claro o quanto o profissional da Psicopedagogia tem importância para a comunidade escolar, pois todos têm o direito de aprender e devem ser incluídos no processo de aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY