AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO

Autores

  • Tiago Soares Vieira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • José Paulo Costa Diniz Universidade Estadual da Paraíba-UEPB
  • Danielly de Lima Pimenta Faveni
  • Franciédina Aparecida Soares Vieira Universidade Dom Alberto
  • Kátia Beatriz Vieira Carneiro Faveni
  • Camila Vasconcelos Carneiro Vieira Faculdade Integrada do Brasil-FAIBRA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12873

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem. Tipos de Avaliação. Contexto Pedagógico. Gestão.

Resumo

No espaço escolar, muito se fala sobre a avaliação da aprendizagem e os principais tipos existentes pelo fato de estar relacionada de modo crucial na construção do conhecimento dos estudantes e por auxiliar os professores nas ações didáticas-pedagógicas em sala de aula. A pesquisa aqui abordada tem a seguinte problemática: Qual a importância de se entender o processo de avaliação da aprendizagem na gestão pedagógica? Para discutir essa indagação, este trabalho teve como objetivo principal identificar e caracterizar os tipos de avaliação envolvidos no processo avaliativo. A metodologia se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica, sendo elaborada a partir das bases de dados do Google Acadêmico, através da leitura de artigos científicos, livros, teses, que permitiu a realização de resenhas e fichamentos a fim de interpretar as abordagens discutidas pelos teóricos referenciados, que dentre eles são: LUCKESI (2011), LIBÂNEO (1994), PERRENOUD (1999), HOFFMANN (1993), SANT’ANA (2014), entre outros. O estudo mostrou que existem dificuldades na área pedagógica quando a questão é avaliar, pois deve-se entender, que segundo os autores, avaliar não é somente julgar e no fim comparar números, mas sim quando realizada de maneira organizada e sistemática garante ao professor estratégias que promovem o aprendizado concreto do aluno. Conclui-se então a relevância de se entender o processo de avaliação da aprendizagem no contexto pedagógico, como também os tipos avaliativos, que, uma vez trabalhados de forma conjunta, contribuem para a aprendizagem dos discentes.

Biografia do Autor

Tiago Soares Vieira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Psicopedagogia pela Pós-Fip e em Gestão Educacional pela Universidade Dom Alberto. Graduado em Letra português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Pedagogia pelo Instituto São Judas Tadeu (INSESJTD).

José Paulo Costa Diniz, Universidade Estadual da Paraíba-UEPB

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Horticultura Tropical (PPGHT) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Licenciado em Pedagogia, Graduado em Ciências Agrárias, e Bacharel em Agronomia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 

Danielly de Lima Pimenta, Faveni

Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faveni e Graduanda em Letras Português/Inglês pela Faveni. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Maciço de Baturité (FMB). Graduada em Letras/Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Franciédina Aparecida Soares Vieira, Universidade Dom Alberto

Especialista em Psicopedagogia pela Pós-Fip e em Gestão Educacional pela Universidade Dom Alberto. Graduada em Letras/Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Pedagogia pela Faculdade Entre Rios do Piauí (FAERPI). 

Kátia Beatriz Vieira Carneiro, Faveni

Especializanda em Neuropsicopedagogia pela Pós - FIP.  Graduanda em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Pedagogia pela Faveni.

Camila Vasconcelos Carneiro Vieira, Faculdade Integrada do Brasil-FAIBRA

Especialista em Psicopedagogia pela Pós-Fip e em Gestão e supervisão Educacional pela Universidade Dom Alberto. Graduada em Licenciatura Pedagogia pela Faculdade Integrada do Brasil (FAIBRA).

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Publicado

2024-01-31

Como Citar

Vieira, T. S., Diniz, J. P. C., Pimenta, D. de L., Vieira, F. A. S., Carneiro, K. B. V., & Vieira, C. V. C. (2024). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 18–30. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12873