A GESTÃO ESCOLAR E SEUS DESAFIOS NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Franciédina Aparecida Soares Vieira Universidade Dom Alberto
  • Tiago Soares Vieira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN
  • José Paulo Costa Diniz Universidade Federal de Campina Grande- UFCG
  • Danielly de Lima Pimenta FAVENI
  • Kátia Beatriz Vieira Carneiro FIP
  • Roberlangela Vieira Dantas Faculdade Venda Nova do Imigrante

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12948

Palavras-chave:

Gestão Escolar. Desafios. Alunos. Práticas Pedagógicas.

Resumo

As evoluções políticas, econômicas, sociais e culturais acontecidas nos últimos tempos têm influenciado de maneira profunda no sistema educacional de ensino. Desse modo, os objetivos e metas das escolas tiveram de ser redesenhadas a fim de enfrentar os desafios para acompanhar os avanços acontecidos e consequentemente melhorar a formação dos alunos. A pesquisa aqui abordada tem a seguinte problemática: Quais os desafios da gestão escolar no contexto pedagógico? O trabalho teve como objetivo principal identificar quais os desafios da gestão escolar nas práticas pedagógicas. A metodologia se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica, sendo construída por meio das bases de dados do Google Acadêmico, com a leitura de artigos científicos, livros, teses, que permitiu a realização de fichamentos a fim de construir ideias para discutir as abordagens realizadas pelos teóricos, que dentre eles foram: LÜCK (2009), WASTOWSKI (2022), MEDEIROS (2020), LIBÂNIO (2001; 2010), GARCIA (2008), entre outros. O estudo mostrou que a gestão escolar enfrenta alguns desafios para cumprir sua missão no que tange aos processos técnicos, pedagógicos e políticos dentro das instituições de ensino. Conclui-se então que a escola só tem sentido se despertar práticas sociais ao aluno e para isso a gestão deve estar preparada para isso. O caminho não se abre sozinho, é preciso construí-lo na medida em que os passos são dados.

Biografia do Autor

Franciédina Aparecida Soares Vieira, Universidade Dom Alberto

Graduada em Letras/Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Pedagogia pela Faculdade Entre Rios do Piauí (FAERPI), Especialista em Psicopedagogia pela Pós-Fip e em Gestão Educacional pela Universidade Dom Alberto.

Tiago Soares Vieira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN

Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Psicopedagogia pela Pós-Fip e em Gestão Educacional pela Universidade Dom Alberto. Graduado em Letra português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Pedagogia pelo Instituto São Judas Tadeu (INSESJTD),

José Paulo Costa Diniz, Universidade Federal de Campina Grande- UFCG

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Horticultura Tropical (PPGHT) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Licenciado em Pedagogia, Graduado em Ciências Agrárias, e Bacharel em Agronomia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Danielly de Lima Pimenta, FAVENI

Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faveni e Graduanda em Letras Português/Inglês pela Faveni. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Maciço de Baturité (FMB). Graduada em Letras/Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 

Kátia Beatriz Vieira Carneiro, FIP

Especializanda em Neuropsicopedagogia pela Pós - FIP. Graduanda em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Pedagogia pela Faveni, 

Roberlangela Vieira Dantas, Faculdade Venda Nova do Imigrante

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e Letras pela Universidade Estadual da Para (UEPB). 

Downloads

Publicado

2024-02-02

Como Citar

Vieira, F. A. S., Vieira, T. S., Diniz, J. P. C., Pimenta, D. de L., Carneiro, K. B. V., & Dantas, R. V. (2024). A GESTÃO ESCOLAR E SEUS DESAFIOS NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 222–232. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12948