INFLUÊNCIA DO CRONOTOPO PANDÊMICO NA MANIFESTAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS RELACIONADAS ÀS VACINAS CONTRA A COVID-19: INTERPRETAÇÃO SOB AS ÓTICAS DA LSF E ADD

Autores

  • Tiago Soares Vieira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4697

Palavras-chave:

Linguística sistêmico. Funcional. Análise dialógica do discurso. Processos de transitividade. Cronotopo.

Resumo

Este artigo objetiva interpretar a influência do cronotopo sobre a manifestação de experiências relacionadas às vacinas contra a Covid-19, em 03 (três) colunas publicadas por Atila Iamarino, no jornal Folha de S. Paulo, entre os meses de agosto a dezembro de 2020. Para interpretação das amostras, ancora-se, teoricamente, nos conceitos e postulados da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), baseado em Halliday e Matthiessen (2014) e Fuzer e Cabral (2014), com ênfase nos processos de transitividade, em sintonia com a Análise Dialógica do Discurso (ADD), conforme Bakhtin (2016), Rohling (2020) e Vieira e Rohling (2021), a partir, especialmente, da acepção de cronotopo. De modo geral, as interpretações demonstram que: (I) é possível compreender o cronotopo através do texto, bem como o inverso, uma vez que visualizamos, por meio das experiências manifestadas pelo articulista, o espaço/tempo (cronotopo) no qual está situado e as transformações que ocorrem em seu entorno; (II) o articulista seleciona, para produção de sentidos em seus textos, os processos e sintagmas mais essenciais ao horizonte espacial e temporal nos quais se insere; (III) à proporção que o tempo muda e as transformações ao seu redor vão acontecendo, a forma como o autor se expressa em relação ao participante vacina também se modifica, visto que inicia em uma esfera mental, perpassa pelo plano relacional e, por fim, adentra no mundo físico (material), de acordo com o que ocorre à sua volta.

Biografia do Autor

Tiago Soares Vieira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestrando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Programa de Pós-Graduação das Faculdades Integradas de Patos (FIP), especializando em Gestão do Trabalho Pedagógico (Supervisão, Orientação, Inspeção e Administração), pelo Programa de Pós-Graduação EAD da Faculdade Dom Alberto. Graduado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e em Pedagogia pelo Instituto Superior em Educação São Judas Tadeu (INSESJTD). Atua como Professor de língua portuguesa no Centro Educacional e Aperfeiçoamento de Catolé do Rocha (CEAC), polo de Riacho dos Cavalos-PB e como Supervisor Educacional na Escola Municipal de Ensino Fundamental e EJA Maria Vaz Vieira, em Riacho dos Cavalos-PB.  E-mail: thyagosoares07@hotmail.com. 

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Vieira, T. S. . (2022). INFLUÊNCIA DO CRONOTOPO PANDÊMICO NA MANIFESTAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS RELACIONADAS ÀS VACINAS CONTRA A COVID-19: INTERPRETAÇÃO SOB AS ÓTICAS DA LSF E ADD. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1250–1268. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4697