TRANSITIVIDADE VERBAL: UMA ANÁLISE FUNCIONAL DO VERBO ACHAR NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autores

  • Telma Patricia Nunes Chagas Almeida PPGL/UERN
  • Francisco Clébio de Figueiredo PPGL/UERN
  • Rosângela Maria Bessa Vidal Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5546

Palavras-chave:

Achar. Transitividade verbal. Gramática. Linguística Funcional.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o uso do verbo achar e seu grau de transitividade nas modalidades orais e escritas, isto é, os tipos textuais (narrativas, descrições e relatos) dos informantes do Ensino Superior e da Alfabetização contidas no banco de dados no corpus Discurso & Gramática: a língua falada e escrita na cidade do Natal. A pesquisa busca identificar o processo de transitividade do respectivo verbo a partir de um contexto comunicativo, aos quais devem ser consideradas as noções de evento referencial e evento de fala no momento da interação, de modo a configurar os mecanismos e parâmetros da transitividade do verbo. Do ponto de vista metodológico, nos inspiramos em uma investigação de caráter qualiquantitativo, uma vez que as análises de seus dados voltam-se para a discussão dos fatos pesquisados dentro de variáveis qualitativas e bibliográficas, bem como, dados quantificáveis relacionados à frequência do uso do verbo achar. Como resultado, indicamos que quando considera-se o contexto, conforme a visão funcional, outros verbos aparecem no entorno comunicativo para completar o sentido semântico, assim como evidenciar os aspectos pragmáticos que direciona a compreensão do propósito e evento da comunicação, resultando em um maior índice de aplicação da transitividade conforme os parâmetros de Hopper e Thompson (1980).

Biografia do Autor

Telma Patricia Nunes Chagas Almeida, PPGL/UERN

Doutoranda em Letras (PPGL/UERN). Mestra em Letras (PPGL/UERN). Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Funcionalistas (GPEF). E-mail: telmauern@gmail.com.

Francisco Clébio de Figueiredo, PPGL/UERN

Doutorando em Letras (PPGL/UERN). Mestre em Letras (PPGL/UERN). Professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, UERN. E-mail: clebiolima99@hotmail.com.

Rosângela Maria Bessa Vidal, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Estudos da Linguagem, com área de concentração em Linguística Aplicada, no Programa de Pós-Graduação da UFRN (2009). Professora adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. E-mail: rosangelavidal@uern.br

Downloads

Publicado

31/05/2022

Como Citar

Almeida, T. P. N. C. ., Figueiredo, F. C. de ., & Vidal, R. M. B. . (2022). TRANSITIVIDADE VERBAL: UMA ANÁLISE FUNCIONAL DO VERBO ACHAR NO PORTUGUÊS BRASILEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 168–178. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5546