LEITURA: CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA ABORDAGEM NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12887Palavras-chave:
Falta de incentivo. Estratégias. Ensino.Resumo
Em dias hodiernos, respira-se no modelo educacional os ares construtivistas, cuja perspectiva acredita que o conhecimento científico bem como desenvolvimento crítico, social e cidadão devem andar lado a lado, por isso, torna-se relevante observarmos as metodologias que tem fundamentado as práticas dos professores, em especial, no 5º ano do ensino fundamental, visto que é a base de toda a carreira acadêmica dos discentes. Tendo em vista esses pressupostos, a presente pesquisa objetiva apresentar concepções teóricas acerca do conceito, aspectos e relevância da leitura, com vistas a apresentar estratégias que podem auxiliar educadores no desenvolver dessa atividade. Para isso, realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico tendo por base, principalmente, as concepções apresentadas nos PCN´s de Língua Portuguesa para os primeiros ciclos (BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997), Antunes (2003), Solé (1998). A partir da realização da presente pesquisa tornou-se perceptível que o ensino de leitura apresenta alguns pontos a serem repensados e aperfeiçoados, esses abarcam desde o seu conceito (pois é raso e limita essa atividade a apenas um reconhecimento de signos ou esteriorização oral de textos escritos) às estratégias utilizadas pelos docentes (constituem-se, em grande maioria, de forma monótona, não desenvolvendo o prazer dos alunos pelo ato de ler, utilizando a atividade apenas como base para exercícios de gramática ou atividades avaliativas).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY