PROMOVENDO A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS E TECNOLÓGICAS EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Adilson Sousa da Silva Universidad de La Integración de Las Américas
  • Grazielle Correa Ramos de Carvalho Must University-MUST
  • Leandromar Brandalise Universidad del Atlántico-UNEATLANTICO
  • Marisa da Silva Araújo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB
  • Marlene da Silva Araujo Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13717

Palavras-chave:

Tecnologia educacional. Design Thinking. Inovação pedagógica.

Resumo

Este trabalho investiga como a gestão da qualidade educacional pode ser fortalecida por meio da integração de tecnologias educacionais e metodologias ativas, destacando o Design Thinking, em escolas particulares de ensino fundamental. Procuramos entender como essas inovações podem ser empregadas para promover a qualidade na educação, enfrentar os desafios inerentes a essas mudanças e identificar soluções práticas. A abordagem metodológica adotada incluiu a análise crítica de cinco referências chave que lançam luz sobre a questão, revelando tanto oportunidades quanto obstáculos. Os resultados do estudo mostram que a qualidade na educação transcende a simples aquisição de conhecimento, envolvendo a criação de um ambiente de aprendizado rico e dinâmico que promove o desenvolvimento integral dos alunos. No entanto, as escolas enfrentam barreiras significativas na implementação dessas inovações, incluindo a necessidade de desenvolvimento profissional contínuo dos professores e de ajustes na estrutura organizacional e pedagógica. As conclusões enfatizam a essencialidade de um compromisso firme com a formação e desenvolvimento profissional dos educadores, bem como a necessidade de práticas pedagógicas flexíveis e uma gestão escolar que apoie ativamente a inovação. O estudo destaca a complexidade de atualizar as práticas educativas para melhorar a qualidade e a relevância da educação nas escolas. Por fim, oferece diretrizes específicas para instituições que desejam não apenas enfrentar, mas também superar esses desafios, promovendo assim uma educação de alta qualidade que esteja alinhada com as necessidades e desafios do século XXI.

Biografia do Autor

Adilson Sousa da Silva, Universidad de La Integración de Las Américas

Doutorando em Ciências da Educação. Universidad de La Integración de Las Américas.

Grazielle Correa Ramos de Carvalho, Must University-MUST

Mestranda em Tecnologia Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Leandromar Brandalise, Universidad del Atlántico-UNEATLANTICO

Mestrando em Educação - Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, Universidad del Atlántico (UNEATLANTICO).

Marisa da Silva Araújo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB.

Marlene da Silva Araujo, Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal

Mestranda no ensino de Ciências e Matemática, Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP Anhanguera).

 

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

Silva, A. S. da, Carvalho, G. C. R. de, Brandalise, L., Araújo, M. da S., & Araujo, M. da S. (2024). PROMOVENDO A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS E TECNOLÓGICAS EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1427–1434. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13717