INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO APOIO AO PROFESSOR DA GERAÇÃO DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17735Palavras-chave:
Geração digital. Tecnologias educacionais. Neurociência. Educação inclusiva. Práticas pedagógicas.Resumo
O estudo abordou o impacto da geração digital no percurso escolar e suas implicações para os professores. Partiu-se do problema: como o percurso escolar da geração digital impacta os professores e suas práticas pedagógicas? O objetivo geral foi analisar as possibilidades e os desafios que as tecnologias digitais representam no contexto educacional. Utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e descritiva, fundamentada em livros, artigos científicos e teses que exploram a relação entre tecnologia, neurociência e educação. No desenvolvimento, destacou-se que a geração digital, com características cognitivas e sociais influenciadas pelo uso de tecnologias, apresenta novas demandas ao ambiente escolar. Foram discutidas as contribuições das tecnologias digitais para o aprendizado, incluindo práticas pedagógicas interativas e inclusivas. Também foram analisados os desafios enfrentados pelos professores, como a necessidade de formação continuada e a desigualdade no acesso às ferramentas digitais. Nas considerações finais, concluiu-se que o percurso escolar da geração digital impacta as práticas pedagógicas, exigindo adaptações constantes. Ressaltou-se a importância de integrar tecnologias de forma intencional, alinhando-as às necessidades dos estudantes e às condições dos professores. Por fim, apontou-se a necessidade de estudos futuros que explorem diferenças regionais e impactos específicos das tecnologias em disciplinas distintas.
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