INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO APOIO AO PROFESSOR DA GERAÇÃO DIGITAL

Autores

  • Daniela Paula de Lima Nunes Malta Universidade Federal de Pernambuco
  • Adilson Sousa da Silva Universidad de La Integración de Las Américas
  • Artur Renato Verner Must University
  • Ednei Pereira Parente Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Fernanda Barboza dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Iranilda de Argôlo Gomes Universidade Americana
  • Juliana Barbosa Zippinotti Pereira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Juniel Dos Santos de Carvalho Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Monica Aparecida da Silva UNEATLANTICO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17735

Palavras-chave:

Geração digital. Tecnologias educacionais. Neurociência. Educação inclusiva. Práticas pedagógicas.

Resumo

O estudo abordou o impacto da geração digital no percurso escolar e suas implicações para os professores. Partiu-se do problema: como o percurso escolar da geração digital impacta os professores e suas práticas pedagógicas? O objetivo geral foi analisar as possibilidades e os desafios que as tecnologias digitais representam no contexto educacional. Utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e descritiva, fundamentada em livros, artigos científicos e teses que exploram a relação entre tecnologia, neurociência e educação. No desenvolvimento, destacou-se que a geração digital, com características cognitivas e sociais influenciadas pelo uso de tecnologias, apresenta novas demandas ao ambiente escolar. Foram discutidas as contribuições das tecnologias digitais para o aprendizado, incluindo práticas pedagógicas interativas e inclusivas. Também foram analisados os desafios enfrentados pelos professores, como a necessidade de formação continuada e a desigualdade no acesso às ferramentas digitais. Nas considerações finais, concluiu-se que o percurso escolar da geração digital impacta as práticas pedagógicas, exigindo adaptações constantes. Ressaltou-se a importância de integrar tecnologias de forma intencional, alinhando-as às necessidades dos estudantes e às condições dos professores. Por fim, apontou-se a necessidade de estudos futuros que explorem diferenças regionais e impactos específicos das tecnologias em disciplinas distintas.

 

Downloads

Biografia do Autor

Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Letras. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife – PE.

Adilson Sousa da Silva, Universidad de La Integración de Las Américas

Doutorando em Ciências da Educação. Universidad de La Integración de Las Américas (UNIDA), Paraguay.

Artur Renato Verner, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST), United States.

Ednei Pereira Parente, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), Paraguay.

Fernanda Barboza dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestra em Geografia. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória - ES.

Iranilda de Argôlo Gomes , Universidade Americana

Mestra em Ciências da Educação. Universidade Americana, Paraguay.

Juliana Barbosa Zippinotti Pereira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Ciências da Educação  Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), Paraguay.

Juniel Dos Santos de Carvalho, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), Paraguay.

Monica Aparecida da Silva, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), España.

 

Downloads

Publicado

2024-12-23

Como Citar

Malta, D. P. de L. N., Silva, A. S. da, Verner, A. R., Parente, E. P., Santos, F. B. dos, Gomes , I. de A., … Monica Aparecida da Silva. (2024). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO APOIO AO PROFESSOR DA GERAÇÃO DIGITAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 3797–3802. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17735