O USO DA FORÇA NA SEGURANÇA PÚBLICA SOB O AMPARO LEGAL

Autores

  • Daniela Martins Fagundes Vinholes URCAMP
  • Camila Thiesen Rigon UFRGS
  • Simone de Oliveira Luongo Uniasselvi
  • Valeria Machado Moraes Hutter Uniritter
  • Juliana Schmitz do Amaral PUCRS
  • Jonas Deivid Machado Freitas IBGEN

Palavras-chave:

Força. Uso Progressivo da Força. Armas Não Letais. Armas de Fogo.

Resumo

Com grande satisfação que apresentamos este livro digital, uma obra cuidadosamente elaborada para abordar de maneira abrangente, o tema crucial e sensível do "Uso da Força na Segurança Pública Sob o Amparo Legal". Dividido em dois capítulos distintos, a obra propõe-se a fornecer uma visão integral sobre os elementos conceituais e legais que permeiam essa temática complexa.
O primeiro capítulo deste livro, intitulado "Conceito de Uso da Força", mergulha nas nuances fundamentais desse fenômeno, delineando os elementos principais de ação que orientam as práticas na segurança pública. Ademais, explora os diferentes níveis do uso da força progressiva, apresentando modelos que delineiam estratégias eficazes, tais como o Modelo Fletc, Modelo Canadense, Modelo Remsberg, Modelo Phoenix e Modelo Nashville. Uma atenção especial é dedicada às armas não letais, destacando sua relevância na busca por abordagens mais seguras e eficientes.
Já o segundo capítulo, intitulado "Aspectos Legais do Uso da Força na Atividade de Segurança Pública", a obra adentra o complexo território jurídico que circunda o emprego da força por profissionais de segurança. Analisa-se minuciosamente o amparo legal que respalda tais práticas, fornecendo uma compreensão profunda das normativas e regulamentações que regem o uso da força. Esse capítulo proporciona uma base sólida para a compreensão das responsabilidades e limitações legais que devem orientar as ações dos agentes de segurança.
Este livro digital visa ser uma fonte de referência valiosa para profissionais da segurança, acadêmicos, e todos os interessados em compreender os desafios, dilemas e nuances que circundam o uso da força na segurança pública. A abordagem equilibrada entre os aspectos práticos e legais proporciona uma leitura enriquecedora e informada sobre um tema que impacta diretamente a sociedade e a atuação dos agentes de segurança.
Esperamos que esta obra contribua significativamente para o aprimoramento do conhecimento, promovendo discussões construtivas e subsidiando práticas mais éticas e eficientes no delicado cenário do uso da força na segurança pública.
Os autores

Palavras-chave: Força. Uso Progressivo da Força. Armas Não Letais. Armas de Fogo.

Biografia do Autor

Daniela Martins Fagundes Vinholes, URCAMP

Bacharel em Farmácia pela URCAMP.

Camila Thiesen Rigon, UFRGS

Bacharel em Ciências Sociais pela UFRGS.

Simone de Oliveira Luongo, Uniasselvi

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela Uniasselvi.

Valeria Machado Moraes Hutter, Uniritter

Tecnólogo em Serviços penais pela Uniritter

Juliana Schmitz do Amaral, PUCRS

Bacharel em Nutrição pela PUCRS.

Jonas Deivid Machado Freitas, IBGEN

Tecnologo em Recursos Humanos pelo IBGEN.

Downloads

Publicado

2024-01-19

Como Citar

Vinholes, D. M. F., Rigon, C. T., Luongo, S. de O., Hutter, V. M. M., Amaral, J. S. do, & Freitas, J. D. M. (2024). O USO DA FORÇA NA SEGURANÇA PÚBLICA SOB O AMPARO LEGAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12–86. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/12827

Edição

Seção

E-books

Categorias