CARACTERÍSTICAS E MODELOS DE ARMA LONGA CONDIZENTES COM PATRULHAMENTO TÁTICO DO PRIMEIRO BATALHÃO – FORÇA TÁTICA – DA POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS

Autores/as

  • Hélio dos Santos Júnior Universidade do Estado do Amazonas
  • Denison Melo de Aguiar Universidade da Amazônia https://orcid.org/0000-0001-5903-4203
  • Marcos Marinho Santiago de Jesus Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23362

Palabras clave:

Patrulhamento tático. Armas longas. Polícia Militar do Amazonas. Força Tática. segurança pública. Armamento.

Resumen

Este estudo visa investigar as características e os modelos de armas longas mais adequados para as operações de patrulhamento tático do Primeiro Batalhão da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), com ênfase na Força Tática. O trabalho analisa a eficácia dos armamentos em diferentes ambientes operacionais, como áreas urbanas e rurais, considerando as condições climáticas e geográficas específicas da região amazônica. A pesquisa é de natureza básica e utiliza uma abordagem qualitativa, com a técnica de análise bibliográfica para fundamentação teórica e análise de conteúdo para interpretação dos dados. Além disso, o estudo aborda a evolução histórica das armas de fogo, destacando o impacto dos avanços tecnológicos no aprimoramento das armas longas, especialmente no que se refere à precisão, mobilidade e ergonomia, características essenciais para as missões da Força Tática. A pesquisa também propõe recomendações sobre a seleção de armamentos, levando em conta as necessidades operacionais e o perfil do patrulhamento tático realizado pela PMAM. Os resultados buscam oferecer subsídios para otimizar a eficácia das operações, melhorar a segurança pública e garantir a proteção tanto dos policiais quanto da população.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hélio dos Santos Júnior, Universidade do Estado do Amazonas

Bacharel em Direito pela Faculdade Brasileira de Vitória – MULTIVIX/ES - (2020). Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI/ES- (2021). Bacharelando em Segurança Pública e do Cidadão pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA – (2025). Cadete da Polícia Militar do Amazonas. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6136700105035087.

Denison Melo de Aguiar, Universidade da Amazônia

Pós-doutorando em Direito pela UniSalento (Itália-2024). Doutor em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGD/ UFMG). Mestre em Direito Ambiental pelo Programa de Pós- Graduação em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas (PPGDA/ UEA). Advogado. Graduado em Direito pela Universidade da Amazônia (UNAMA/PA). Professor de ensino superior do curso de Direito da UEA. Professor da Academia de Polícia Militar do Amazonas (APM-PMAM). Professor de ensino superior do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA). Coordenador da Clínica de Mecanismos de soluções de Conflitos (MArbiC/UEA). Coordenador da Clínica de Direito e Cidadania LGBTI (CLGBTI/UEA). Coordenador da Clínica de Direito dos Animais (YINUAKA-UEA). Editor-chefe da Revista Equidade. Integrante do Grupo de pesquisa Desafios do Acesso aos Direitos Humanos no Contexto Amazônico da Escola Superior da magistratura do Amazonas (ESMAM). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, cidadania e Direitos Humanos (PPGSP/UEA).   Lattes: http://lattes.cnpq.br/9956374214863816. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5903-4203.

Marcos Marinho Santiago de Jesus, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Ciências da Educação pela Universidad de Integracion de las Américas (UNIDA), Paraguai, com diploma revalidado no Brasil como Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Especialista em Gestão Pública pelo CIESA (2010) e em Ciências Jurídicas pela Unicid/Cruzeiro do Sul. Bacharel em Segurança Pública pelo Centro de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Espírito Santo (2002) e em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul (2020). Possui curso de Operações na Selva (COS) pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS/2015). Atualmente é Coronel QOPM da Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM). Atua como professor e instrutor em cursos de formação e capacitação de oficiais e praças da PMAM, bem como em programas de convênio com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Tem experiência na área de Defesa e Segurança Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: procedimentos operacionais, gerenciamento de crise, uso progressivo da força, gestão pública, metodologia científica, operações em selva, segurança de dignitários e projetos sociais,  Lattes: http://lattes.cnpq.br/9073345083333577.  

Publicado

2025-12-16

Cómo citar

Santos Júnior, H. dos, Aguiar, D. M. de, & Jesus, M. M. S. de. (2025). CARACTERÍSTICAS E MODELOS DE ARMA LONGA CONDIZENTES COM PATRULHAMENTO TÁTICO DO PRIMEIRO BATALHÃO – FORÇA TÁTICA – DA POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 5497–5523. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23362