INTEGRAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM MOODLE NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

Autores

  • Gláucia Medianeira Coelho Pereira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Ilse Abegg Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem. Investigação-ação-escolar. Moodle. Tecnologias educacionais em rede.

Resumo

Bem-vindo a este livro digital que expõe os resultados de uma pesquisa inovadora sobre a integração do Moodle, uma plataforma de software livre, no âmbito do Ensino Médio Politécnico. Este projeto emerge da necessidade de explorar as potencialidades do Moodle como mediador nas práticas escolares, destacando-se como uma tecnologia educacional capaz de fomentar interação, interatividade e colaboração.

A importância crescente das tecnologias educacionais no cenário atual é indiscutível, e o Moodle se destaca como uma ferramenta valiosa para a transformação do ambiente de aprendizagem. Contudo, identificou-se uma lacuna preocupante: frequentemente, os professores do Ensino Médio não estavam incorporando de maneira efetiva o Moodle em suas abordagens pedagógicas.

A pesquisa adotou a metodologia de Investigação-Ação-Escolar (IAE), conduzida durante o primeiro semestre de 2016 até o primeiro semestre de 2017, com o objetivo de investigar as potencialidades do Moodle como mediador das atividades didáticas no Ensino Médio Politécnico.

Os participantes desta pesquisa foram cinco professores e 34 estudantes do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. A abordagem incluiu micro-oficinas, proporcionando aos professores uma exploração das potencialidades do Moodle.

Os resultados inicialmente revelaram que nenhum dos professores utilizava o Moodle. No entanto, todos reconheceram a relevância da inclusão digital no contexto escolar. Surpreendentemente, todos os estudantes tinham acesso à internet e expressaram o desejo de que os professores incorporassem o Moodle em suas práticas.

Este livro digital demonstra que a pesquisa desempenhou um papel crucial ao despertar professores e estudantes para as potencialidades do Moodle. Algumas mudanças nas práticas dos professores foram observadas, evidenciando uma integração gradual do Moodle nas atividades didáticas. O ambiente virtual mostrou-se como um mediador eficaz no processo de ensino-aprendizagem.

A conclusão ressalta a importância de dar continuidade a essas práticas. O desafio agora é consolidar o uso do Moodle no cotidiano escolar, transformando essas experiências em parte integrante da prática educacional.

Este livro proporciona insights valiosos para educadores interessados em enriquecer suas práticas pedagógicas com tecnologias inovadoras, apresentando não apenas os desafios enfrentados, mas também os sucessos alcançados ao integrar o Moodle no contexto do Ensino Médio Politécnico. A jornada de transformação educacional continua, e este trabalho contribui significativamente para esse processo.

Desejo a todos uma profícua leitura!!!!

A autora,

Biografia do Autor

Gláucia Medianeira Coelho Pereira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestrado em educação — Universidade Federal de Santa Maria

Ilse Abegg, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em informática na educação — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. 

Downloads

Publicado

2024-01-15

Como Citar

Pereira, G. M. C., & Abegg, I. (2024). INTEGRAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM MOODLE NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 08–116. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/12759

Edição

Seção

E-books

Categorias