A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL FAMILIAR, ALIADA AO MÉTODO FÔNICO PARA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NAS SÉRIES INICIAIS: UM PROJETO DE PESQUISA

Autores

  • Eliane Maria de Andrade
  • Diego da Silva UFPR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12456

Palavras-chave:

Alfabetização. Pedagogia. Educação. Inteligência Emocional.

Resumo

O presente projeto tem por objetivo pesquisar a importância da inteligência emocional familiar para o processo de alfabetização das crianças com a utilização do método fônico. Trata-se de um projeto de pesquisa que a princípio englobará uma revisão de literatura e posteriormente uma aplicação prática do método fônico. Na sala de aula o trabalho e será com a professora que trabalha atividades de rimas, aliteração, consciência de letra, consciência de palavras, frases e textos. Atividades coloridas para melhor reconhecimento neural e uma aprendizagem significativa, jogos, músicas e atividades lúdicas. Todos os dados serão compilados em tabelas e planilhas, será realizada uma análise qualitativa e descritiva de todos os resultados, observando quais foram os ganhos encontrados e principalmente quantas crianças conseguiram se alfabetizar com esse processo.

Biografia do Autor

Eliane Maria de Andrade

Pedagoga com especializações na área de educação. 

Diego da Silva, UFPR

Psicólogo com mestrado na área da saúde.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Andrade, E. M. de, & Silva, D. da. (2023). A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL FAMILIAR, ALIADA AO MÉTODO FÔNICO PARA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NAS SÉRIES INICIAIS: UM PROJETO DE PESQUISA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 118–127. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12456