A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL FAMILIAR, ALIADA AO MÉTODO FÔNICO PARA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NAS SÉRIES INICIAIS: UM PROJETO DE PESQUISA

Autores/as

  • Eliane Maria de Andrade
  • Diego da Silva UFPR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12456

Palabras clave:

Alfabetização. Pedagogia. Educação. Inteligência Emocional.

Resumen

O presente projeto tem por objetivo pesquisar a importância da inteligência emocional familiar para o processo de alfabetização das crianças com a utilização do método fônico. Trata-se de um projeto de pesquisa que a princípio englobará uma revisão de literatura e posteriormente uma aplicação prática do método fônico. Na sala de aula o trabalho e será com a professora que trabalha atividades de rimas, aliteração, consciência de letra, consciência de palavras, frases e textos. Atividades coloridas para melhor reconhecimento neural e uma aprendizagem significativa, jogos, músicas e atividades lúdicas. Todos os dados serão compilados em tabelas e planilhas, será realizada uma análise qualitativa e descritiva de todos os resultados, observando quais foram os ganhos encontrados e principalmente quantas crianças conseguiram se alfabetizar com esse processo.

Biografía del autor/a

Eliane Maria de Andrade

Pedagoga com especializações na área de educação. 

Diego da Silva, UFPR

Psicólogo com mestrado na área da saúde.

Publicado

2023-12-29

Cómo citar

Andrade, E. M. de, & Silva, D. da. (2023). A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL FAMILIAR, ALIADA AO MÉTODO FÔNICO PARA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NAS SÉRIES INICIAIS: UM PROJETO DE PESQUISA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 118–127. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12456