OS PRINCÍPIOS QUE REGEM A ASSISTÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA

Autores

  • Melissa Santos Carvalho Faculdade São Bráz
  • Gladimir Pereira Pinho Faculdade Ibra
  • Cristiano Ollé Pereira Faculdade Intervale
  • Adriano Pires Abreu Faculdade Uninter
  • Luis Artur Leite Camargo Faculdade Unicesumar
  • Emerson Lemos Vianna Faculdade Uninter

Palavras-chave:

Assistência Social. Previdência Social. Princípios.

Resumo

Bem-vindo ao universo esclarecedor do livro digital "Os Princípios que Regem a Assistência Social Brasileira". Este trabalho tem como propósito desvendar os intricados caminhos da Assistência Social no Brasil, desde suas raízes históricas até os princípios que norteiam suas práticas contemporâneas.

Na trajetória da assistência social em terras brasileiras, testemunhamos sua evolução desde ações pontuais, geralmente protagonizadas pelas primeiras Damas dos governos, até o marco significativo da Constituição Federal de 1988, quando a Assistência Social foi oficialmente reconhecida como um direito universal.

Uma questão relevante abordada neste livro é a confusão persistente entre Assistência Social e Previdência Social. A distinção entre ambas é crucial para compreendermos seus propósitos e alcances. Enquanto a Assistência Social busca atender a toda a população brasileira em situação de vulnerabilidade, a Previdência Social concentra-se em amparar apenas aqueles que contribuem para o sistema.

Os desafios na compreensão dessas diferenças são abordados por doutrinadores que destacam a necessidade de esclarecimento, considerando que muitos brasileiros ainda enfrentam dificuldades em discernir entre essas formas de proteção social.

No cerne desta obra, encontram-se os oito princípios legais que delineiam a atuação da Assistência Social. Estes princípios não apenas definem as áreas de intervenção dessa política, mas também estabelecem critérios essenciais para orientar suas ações. Compreender esses princípios é crucial para profissionais e estudiosos que desejam se envolver no campo da Assistência Social no cenário brasileiro contemporâneo.

Ao explorar esses fundamentos legais, o leitor terá acesso a informações indispensáveis para o exercício prático da assistência social, tornando-se apto a promover mudanças positivas e efetivas na vida daqueles que necessitam desse suporte crucial.

"Os Princípios que Regem a Assistência Social Brasileira" é uma fonte valiosa de conhecimento, uma bússola para orientar aqueles que desejam compreender, questionar e transformar a realidade social por meio do comprometimento e da aplicação desses princípios fundamentais. Esperamos que esta obra inspire reflexões profundas e ações transformadoras no campo da Assistência Social no Brasil.,

Desejamos boas leituras para todos,

Os autores,

Biografia do Autor

Melissa Santos Carvalho, Faculdade São Bráz

Pós-Graduação em Políticas Públicas. Faculdade São Bráz.

Gladimir Pereira Pinho, Faculdade Ibra

Curso de Sociologia. Faculdade Ibra. 

Cristiano Ollé Pereira, Faculdade Intervale

Curso de pedagogia. Faculdade Intervale.

Adriano Pires Abreu, Faculdade Uninter

Tecnologia da Segurança Pública. Faculdade Uninter.

Luis Artur Leite Camargo, Faculdade Unicesumar

Gestão Pública. Faculdade Unicesumar.

Emerson Lemos Vianna, Faculdade Uninter

Tecnologia da Segurança Pública. Faculdade Uninter.

Downloads

Publicado

2023-12-13

Como Citar

Carvalho, M. S., Pinho, G. P., Pereira, C. O., Abreu, A. P., Camargo, L. A. L., & Vianna, E. L. (2023). OS PRINCÍPIOS QUE REGEM A ASSISTÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12–70. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/12214

Edição

Seção

E-books

Categorias