MARACATUS E IDENTIDADE: LIMITES E POSSIBILIDADES DA INTERVENÇÃO NO CAMPO DA CULTURA POPULAR LOCAL

Autores

  • Suzeanny Magna da Silva Pereira Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11073

Palavras-chave:

Cultura. Educação. Identidade.

Resumo

No intuito de reconhecer que a cultura é elemento fundamental na construção da identidade, a partir do envolvimento em sua relação social, em uma sociedade moderna que oferece novos valores para conceitos já definidos e adaptados a mudanças espontâneas da dinâmica da sociedade, nota-se importância em considerar fatores de constituição e representação cultural, como contribuição para o desenvolvimento da mesma, em especial a sensibilização de cada indivíduo. A presente pesquisa visa compreender fatores que afastam os estudantes de uma Escola Estadual da cidade de Nazaré da Mata - Pernambuco, que apresenta suas raízes culturais afrodescendentes, rurais, que o mesmo desperta para ações que promovam a preservação do patrimônio que fortalece a identidade local. Assim, através de discursos reflexivos sobre as relações sociais, étnicas, raciais, pedagógicas, procedimentos de ensino, condições de aprendizagem, com objetivos táticos e explícitos para a compreensão e a efetivação das propostas.

Biografia do Autor

Suzeanny Magna da Silva Pereira, Veni Creator Christian University

Mestrando(a) do Curso de Ciências da Educação da Veni Creator Christian University. 

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Docente da Veni Creator Christian University. 

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Publicado

2023-09-22

Como Citar

Pereira, S. M. da S., & Santos, M. P. M. dos. (2023). MARACATUS E IDENTIDADE: LIMITES E POSSIBILIDADES DA INTERVENÇÃO NO CAMPO DA CULTURA POPULAR LOCAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 2287–2297. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11073