SISTEMA PRISIONAL, POLICIAL PENAL E SUAS COMPETÊNCIAS DE PUNIR E RESSOCIALIZAR

Autores

  • Jader Ricardo Dias Gonçalves FABRAS
  • Felipe da Silva Linhares Faculdade ULBRA
  • Lucas Wesz Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Cátia Lilian Horn Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Luismar da Rosa Model Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Thiago Nothën de Medeiros Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Palavras-chave:

Sistema prisional. Ressocialização. Policial Penal e Sociedade.

Resumo

É com grande satisfação que apresentamos o opúsculo digital intitulado "Sistema Penitenciário, Agente de Custódia e suas Competências de Sanção e Reabilitação". A presente obra propugna ofertar uma abordagem enriquecedora e abrangente acerca do sistema penitenciário, do múnus do agente de custódia e das intricadas questões referentes à aplicação de sanções e ao processo de reabilitação dos indivíduos que cumprem penas de privação de liberdade.

A sociedade contemporânea se defronta com desafios da máxima monta no que concerne à administração da justiça penal e à reabilitação dos transgressores. Este opúsculo digital, segmentado em quatro capítulos, empreende uma imersão nas múltiplas dimensões desse tema intrincado e de suma importância para o sistema de justiça no Brasil.

O  primeiro capítulo, intitulado "Cronologia da Sanção", nos conduzirá por um caminho histórico, desvelando a evolução das sanções e do sistema penitenciário. Dissertaremos sobre como as abordagens sancionatórias e de reabilitação evoluíram através das eras, desde as punições draconianas do passado até as concepções mais modernas e humanitárias. Compreenderemos de que maneira a tessitura histórica delineou o arcabouço penal que subsiste em nossos dias.

NA sequência, o segundo capítulo, denominado "Sistema Penitenciário Brasileiro", empreenderemos uma análise meticulosa da estrutura, funcionamento e vicissitudes do sistema penitenciário brasileiro. Abordaremos temáticas como superlotação carcerária, condições de reclusão, incidência de criminalidade intramuros e as tentativas de reformulação do sistema. Ademais, auscultaremos o modo como as políticas públicas têm influenciado o sistema penitenciário ao longo dos anos.

O terceiro capítulo, intitulado "Constituição da Superintendência de Serviços Penitenciários (SUSEPE)", se aprofundará na concepção, organização e competências dessa autarquia, ou de órgão análogo em outras unidades federativas. Discorreremos sobre a importância deste órgão na administração do sistema penitenciário, bem como sobre como suas atribuições se relacionam com a salvaguarda dos direitos dos apenados e a efetuação das penas impostas.

No quarto e último capítulo, intitulado "Reabilitação: Métodos e Perspectivas", investigaremos as distintas estratégias e programas destinados à reintegração dos indivíduos na comunidade após o cumprimento da pena. Discutiremos a relevância da reabilitação como abordagem humanitária e eficaz para a redução da reincidência delitiva. Igualmente, analisaremos as perspectivas futuras desse aspecto crucial do sistema penal.

Confiamos que este opúsculo digital constitua uma fonte preciosa de saber e contemplação para todos aqueles que almejam compreender e contribuir para o aprimoramento do sistema penitenciário e da justiça penal no Brasil. O tema é desafiador, mas acreditamos que, por meio do saber e da ponderação, poderemos desvendar sendas rumo a uma abordagem mais equitativa e efetiva no tocante à aplicação de sanções e à reabilitação dos infratores.

Agradecemos sua leitura e desejamos que este livro digital se revele uma ferramenta preciosa para expandir seu discernimento acerca destas temáticas prementes em nossa sociedade.

Respeitosamente

Biografia do Autor

Jader Ricardo Dias Gonçalves, FABRAS

Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade São Francisco de Assis — UNIFIN. Licenciatura em Ciências Sociais pela Faculdade IBRA DE BRASÍLIA — FABRAS. Pós-Graduado em TÓPICOS EM CRIMINOLOGIA E JUSTIÇA CRIMINAL — FABRAS.

Felipe da Silva Linhares, Faculdade ULBRA

Licenciatura em Educação Física pela Faculdade ULBRA.

Lucas Wesz, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões — Polo de Santiago-RS — 2008. Licenciatura em Ciências Sociais pelo Centro Universitário ETEP — 2022.

Cátia Lilian Horn, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Bacharel em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Luismar da Rosa Model, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria — UFSM.

Thiago Nothën de Medeiros, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Bacharel em Direito pela Universidade Franciscana - UNIFRA

Downloads

Publicado

2023-09-18

Como Citar

Gonçalves, J. R. D., Linhares, F. da S., Wesz, L., Horn, C. L., Model, L. da R., & Medeiros, T. N. de. (2023). SISTEMA PRISIONAL, POLICIAL PENAL E SUAS COMPETÊNCIAS DE PUNIR E RESSOCIALIZAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 13–49. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/11001

Edição

Seção

E-books

Categorias