ESTUDO DE CASO: DESAFIOS E PRÁTICAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Autores

  • Cláudia Divina de Oliveira Brito Fundação Universitária Iberoamericana- FUNIBER
  • Divina Francisca Pereira Silva Fundação Universitária Iberoamericana- FUNIBER
  • Evandro Paulo Carneiro Fundação Universitária Iberoamericana- FUNIBER
  • Joe David Steinhorst Fundação Universitária Iberoamericana- FUNIBER

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10491

Palavras-chave:

Necessidades Especiais. Intervenção e Inclusão.

Resumo

Este artigo tem em seu escopo um estudo de caso de um aluno com necessidades educativas especiais com frequência em uma escola pública de ensino regular do estado de Minas Gerais, onde recebeu intervenção e estimulação precoce estruturadas desde os quatro anos de idade, nos métodos PECS e TEACCH com objetivos de desenvolver habilidades. Acredita-se que a cada passo novas possibilidades e novas dúvidas emergem, o que é próprio do processo de ensino-aprendizagem, do cuidar e do educar. Sabe-se que a educação inclusiva é desafiadora e ciente do fato, busca-se disponibilizar neste artigo, sugestões de intervenções pedagógicas para inclusões que busquem resultados positivos e eficazes com vistas a diversidade como no caso JP. Neste intento, é possível estabelecer que esse estudo de caso contribua para o fortalecimento de convicções e, sobretudo, de novas questões que possam mobilizar a busca de alternativas, práticas inovadoras e inclusivas.

Biografia do Autor

Cláudia Divina de Oliveira Brito, Fundação Universitária Iberoamericana- FUNIBER

Licenciatura plena em Educação Física. ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara. Especialização Latu Sensu em Psicomotricidade Aplicada à Educação. FIJ/RJ - Faculdades Integradas de Jacarepaguá e Mestrando em Educação. FUNIBER - Fundação Universitária Iberoamericana.

Divina Francisca Pereira Silva, Fundação Universitária Iberoamericana- FUNIBER

Licenciatura plena em Biologia. UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais em Ituiutaba. Licenciatura plena em Pedagogia. UNINTER - Centro Universitário Internacional de Uberlândia. Especialização Latu Sensu em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar. Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto e Mestrando em Educação. FUNIBER - Fundação Universitária Iberoamericana.

Evandro Paulo Carneiro, Fundação Universitária Iberoamericana- FUNIBER

Licenciatura plena em Letras e suas Literaturas. UNIR - Universidade Federal de Rondônia em Rolim de Moura. Especialização Latu Sensu em Estudos Linguísticos e Literários. FAMA - Faculdades da Amazônia em Vilhena. Especialização Latu Sensu em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar. UNINA - Universidade de Maringá e Mestrando em Educação. FUNIBER - Fundação Universitária Iberoamericana.

Joe David Steinhorst, Fundação Universitária Iberoamericana- FUNIBER

Licenciatura plena em Pedagogia. UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci em Indaial - SC. Especialização Latu Sensu em Musicoterapia pela faculdade Iguaçu, Capanema - PA e Mestrando em Educação. FUNIBER - Fundação Universitária Iberoamericana.

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Publicado

2023-07-25

Como Citar

Brito, C. D. de O., Silva, D. F. P., Carneiro, E. P., & Steinhorst, J. D. (2023). ESTUDO DE CASO: DESAFIOS E PRÁTICAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 3041–3052. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10491