INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA

Autores

  • Regina Coeli Souza Lopes Christian Business School
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21872

Palavras-chave:

Deficiência. Inclusão. Sala de aula.

Resumo

Este artigo buscou apresentar um discurso sobre a inclusão e a atenção à diversidade de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em sala de aula, associadas ou não a uma deficiência, representam um desafio constante no campo educacional, levantando muitas questões como os principais desafios que as escolas e os educadores enfrentam na inclusão e atenção à diversidade, como a estigmatização e a discriminação no ambiente escolar. A inclusão pode ser interpretada como um fenômeno social complexo, em decorrência de ações que são constituídas por inúmeras instituições, entre elas o governo, as instituições formadoras de educadores, as escolas, as pessoas com deficiência e suas famílias. A eficácia dos direitos e leis voltados para a inclusão significa, por um lado, que os direitos operam como nortes para atuação do Estado, e, por outro, servem de indicador para a aplicação das demais leis da seara jurídica, em outro falar, a possibilidade de interpretar o direito à luz desses fundamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Coeli Souza Lopes, Christian Business School

Coordenadora pedagógica da Escola Municipal Professora Consuelo Amora Professora pedagógica,Especialista em gestão pública, Especialista em gestão e planejamento ambiental , Mestranda em ciências da educação, Christian Business School.

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Licenciatura em plena em ciências biológicas,doutor em biologia pela UFPE. Professor,orientador da Christian Business School.

Downloads

Publicado

2025-11-12

Como Citar

Lopes, R. C. S., & Coutinho, D. J. G. (2025). INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 3146–3165. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21872