INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21872Palavras-chave:
Deficiência. Inclusão. Sala de aula.Resumo
Este artigo buscou apresentar um discurso sobre a inclusão e a atenção à diversidade de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em sala de aula, associadas ou não a uma deficiência, representam um desafio constante no campo educacional, levantando muitas questões como os principais desafios que as escolas e os educadores enfrentam na inclusão e atenção à diversidade, como a estigmatização e a discriminação no ambiente escolar. A inclusão pode ser interpretada como um fenômeno social complexo, em decorrência de ações que são constituídas por inúmeras instituições, entre elas o governo, as instituições formadoras de educadores, as escolas, as pessoas com deficiência e suas famílias. A eficácia dos direitos e leis voltados para a inclusão significa, por um lado, que os direitos operam como nortes para atuação do Estado, e, por outro, servem de indicador para a aplicação das demais leis da seara jurídica, em outro falar, a possibilidade de interpretar o direito à luz desses fundamentos.
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