EDUCAÇÃO INFANTIL MULTISSERIADA NO CAMPO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ÂMBITO DA DOCÊNCIA

Autores

  • Wanessa Barbosa da Silva Faculdade FEPAM
  • Sílvia Maria França da Silva Nascimento Faculdade FEPAM
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Faculdade FEPAM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10260

Palavras-chave:

Educação Infantil. Campo. Aprendizagem e desenvolvimento.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo suscitar contribuições acerca do processo ensino aprendizagem de crianças da Educação Infantil do campo, na rede municipal de ensino, em Ipojuca- PE. Desta forma, realizamos uma investigação com o intuito de pesquisar os desafios enfrentados pelos docentes para garantir o desenvolvimento integral das crianças, frente à multisseriação, realidade existente nas escolas do campo. Dessa forma, buscou se investigar como o trabalho pedagógico tem se solidificado na prática e no cotidiano e de que forma a metodologia tem sido utilizada pelos educadores para atender diferentes alunos em uma única sala. Os procedimentos teóricos e metodológicos que fundamentam o desenvolvimento baseiam-se na discussão de autores que de forma mais incisiva contribuíram para o embasamento teórico das temáticas abordadas como: Arroyo (2009), Aranha (1996), Caldart (2009), Bassadas, Huguet e Solé (1999).

Biografia do Autor

Wanessa Barbosa da Silva, Faculdade FEPAM

 Pós-graduanda em Gestão e Docência em Educação Infantil pela Faculdade FEPAM.

Sílvia Maria França da Silva Nascimento, Faculdade FEPAM

  Pós-graduanda em Gestão e Docência em Educação Infantil pela Faculdade FEPAM.

 

Diógenes José Gusmão Coutinho, Faculdade FEPAM

Docente do curso de Pós-graduação em Gestão e Docência em Educação Infantil pela Faculdade FEPAM. Doutor em Biologia-UFPE. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Silva, W. B. da, Nascimento, S. M. F. da S., & Coutinho, D. J. G. (2023). EDUCAÇÃO INFANTIL MULTISSERIADA NO CAMPO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ÂMBITO DA DOCÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 493–502. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10260