O ENSINO DAS LEIS DE NEWTON AUXILIADO POR EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10205

Palavras-chave:

Experimentos de baixo custo. Experimentos de fácil acesso. leis de Newton. Ensino de física.

Resumo

Este estudo trata sobre a aplicação de experimentos de baixo custo em sala de aula no tema sobre as leis de Newton. Os detalhes quanto à construção e montagem dos experimentos a serem aplicados em sala de aula são apresentados, podendo ser replicados por professores ou alunos. Foi verificado por meio de questionários respondidos pelos estudantes que estes passam a ter um maior interesse pelas aulas de física quando estas envolvem a realização de um experimento prático associado ao conceito teórico ministrado em sala de aula. A aplicação se deu em uma turma do ensino fundamental II de uma escola da cidade de Senador Canedo, localizada na região metropolitana de Goiânia.

Biografia do Autor

Gabriela Ferreira Santos, Universidade Católica de Goiás

Graduada em Licenciatura Plena em Física pela Escola de Formação de Professores e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Clóves Gonçalves Rodrigues, Universidade Católica de Goiás

Professor Titular da Escola Politécnica e de Artes da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Doutor em Ciências pelo Instituto de Física “Gleg Wataghin”, Unicamp. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0140-9847. 

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Santos, G. F., & Rodrigues, C. G. (2023). O ENSINO DAS LEIS DE NEWTON AUXILIADO POR EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 834–846. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10205