POBREZA, RAÇA E SUAS INTERSECÇÕES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA (2015-2021)

Autores

  • Antonio Ailton de Sousa Lima Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- UNILAB
  • James Ferreira Moura Junior Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira -UNILAB
  • Socorro Taynara Araújo Carvalho Faculdade 05 de Julho -F5
  • Maria Rita da Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB
  • Ezequiel Nunes de Lima Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- UNILAB
  • Jardel Felipe Rocha Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira -UNILAB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9168

Palavras-chave:

Pobreza. Raça. Interseccionalidade.

Resumo

Este artigo trata-se de uma revisão sistemática, com objetivo de analisar as produções científicas, tendo como filtro artigos acadêmicos sobre as intersecções de pobreza e raça, com as indexações nas bases Doaj Directory of Open Access Journals, Latindex, SciELO Brasil e Medline entre os anos de 2015 a 2021. Tendo como descritores “Pobreza”, “Pobre”, “Baixa renda”, “Preto”, “Negro” e “Raça”, foram identificados potenciais 695 artigos, sendo analisadas 14 produções. Com base na análise dos dados, foi possível estabelecer duas categorias, a primeira aponta os marcadores sociais como sub-representação do outro, ou como elemento de adição, já a segunda apresenta uma perspectiva interseccional, ou seja, a confluência entre os marcadores de pobreza e raça. Nos resultados notou-se que há concepções distintas de raça e pobreza a partir da construção dos escritos, em que raça em algumas produções é concebida apenas como um dado sociodemográfico e não como uma questão social e teórica que deve ser problematizada. O mesmo se aplicou a categoria de pobreza, pois embora os autores a apresentem como uma categoria unidimensional, havia aspirações multidimensionais, ou seja, a renda não era o único parâmetro de análise. Assim, atesta-se a necessidade de maiores produções que tenham uma compreensão e análise das desigualdades e opressões sociais pelo viés da interseccionalidade.

Biografia do Autor

Antonio Ailton de Sousa Lima, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- UNILAB

Mestre e doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor do curso de Psicologia da Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará (FAECE). Pesquisador colaborador na Rede de Estudos e Afrontamentos das Pobrezas, Discriminações e Resistências (reaPODERE). Bacharel em Humanidade, Licenciado em Sociologia e especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5696-2255. 

James Ferreira Moura Junior, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira -UNILAB

Psicólogo e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC; Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto de Humanidade da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador da Rede de Estudos e Afrontamentos das Pobrezas, Discriminações e Resistências (reaPODERE). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0595-5861.  

Socorro Taynara Araújo Carvalho, Faculdade 05 de Julho -F5

Mestranda em Psicologia na Universidade Federal do Ceará – UFC. Psicóloga graduada pelo Centro Universitário Inta - UNINTA (2021). Especialista em Saúde Mental e Redução de Danos pela Faculdade de Quixeramobim - UNIQ (2021). Especialista em Políticas Públicas pela Faculdade Serra Geral - FASG (2022). Atua como Psicóloga na Faculdade 05 de Julho (F5). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4886-6706.   

Maria Rita da Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Bacharela em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8524-4562. 

Ezequiel Nunes de Lima, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- UNILAB

Bacharel em Humanidades e graduando em Sociologia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Integrante da Rede de Estudos e Afrontamentos das Pobrezas, Discriminações e Resistências (reaPODERE), como bolsista de Iniciação Científica BICT/FUNCAP; e como colaborar em pesquisas participativas com população indígena e quilombola. Atualmente estudo trajetórias pessoais, culturas e comunicação, com foco em mídias digitais. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0660-5874. 

Jardel Felipe Rocha, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira -UNILAB

Bacharelando em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Bolsista do Programa de Educação Tutorial de Humanidades e Letras da UNILAB. Associado ao Núcleo de Est. Africanos Afro-brasileiros e Indígena da UNILAB. Membro do Movimento Negro Unificado do Ceará. Pesquisador de relações raciais e sofrimento psíquico. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5539-851X.   

 

Downloads

Publicado

2023-04-29

Como Citar

Lima, A. A. de S., Moura Junior, J. F., Carvalho, S. T. A., Silva, M. R. da, Lima, E. N. de, & Rocha, J. F. (2023). POBREZA, RAÇA E SUAS INTERSECÇÕES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA (2015-2021). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 226–253. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9168