ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ESTUDANTES SURDOS COM FOCO NA MORFOSSINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8735Palavras-chave:
Morfossintaxe da Língua Portuguesa. Ensino Bilíngue LP/Libras. Adaptação Curricular.Resumo
Apresentar o percurso legal dos documentos que regem a Educação Especial no Brasil, bem como definir o que vem a ser adaptações curriculares e propor uma metodologia didático-pedagógica referente a conteúdos morfossintáticos da Língua Portuguesa (LP), comparados à Língua Brasileira de Sinais (Libras), que possa ser aplicada a estudantes surdos do Ensino Médio, configuram-se como os objetivos principais do presente artigo, o qual se sustenta na proposta educacional de Ensino Bilíngue, ancorada à perspectiva teórica da Linguística Aplicada (LA). Para tanto, adotar-se-á a pesquisa qualitativa, de cunho documental e partir-se-á do pressuposto que a língua de sinais é natural do sujeito surdo, fato que o leva a enfrentar dificuldades para apreender a LP em modalidade escrita, sendo, assim necessárias adaptações curriculares, com vista às especificidades linguísticas do estudante surdo.
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