A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO DE CASO DE UMA TURMA DE ENSINO INFANTIL III NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE – CE

Autores

  • Eliza Deyse Pereira de Morais Marinho FAVENI
  • Rosângela Barbosa da Silva Centro Universitário de Jaguariúna
  • Reginalda Moura Portela Faculdade Ieducare
  • Francilda Alcantara Mendes UFC  

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8583

Palavras-chave:

Educação infantil. Práticas pedagógicas. Brincadeiras.

Resumo

A pesquisa aborda a importância das interações e brincadeiras na educação infantil a partir das práticas pedagógicas realizadas em uma turma de Educação Infantil III de uma escola pública da cidade de Juazeiro do Norte-CE. O objetivo da pesquisa é compreender a importância do lúdico (brincadeiras) no desenvolvimento integral da criança. A pesquisa é de natureza aplicada, abordagem qualitativa, exploratória e explicativa a partir do levantamento bibliográfico e da técnica do estudo de caso. Os resultados obtidos indicam que as brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades e competências que estimulam o desenvolvimento afetivo, social e psíquico das crianças, devendo ser uma prática pedagógica amplamente realizada no âmbito da Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Eliza Deyse Pereira de Morais Marinho, FAVENI

Especialização em Sistema Braille - FAVENI. 

Rosângela Barbosa da Silva, Centro Universitário de Jaguariúna

Especialização em Gestão Infantil e Alfabetização - Centro Universitário de Jaguariúna. 

 

Reginalda Moura Portela, Faculdade Ieducare

Especialização em Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar Faculdade Ieducare.

Francilda Alcantara Mendes, UFC  

Doutora em Educação Brasileira - UFC  

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

Marinho, E. D. P. de M. ., Silva, R. B. da ., Portela, R. M. ., & Mendes, F. A. . (2023). A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO DE CASO DE UMA TURMA DE ENSINO INFANTIL III NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE – CE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 770–782. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8583