A EDUCAÇÃO DOMÉSTICA EM SERGIPE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8485Palavras-chave:
Educação doméstica. Sociedade. Ensino.Resumo
Este texto tem como objetivo central destacar a educação doméstica em Sergipe, no Império e início da República Destarte, pretende-se abordar como essa prática de ensino ignorada durante muito tempo pelos historiadores do campo da educação esteve largamente presente no cotidiano da sociedade sergipana. O estudo foi alicerçado pela concepção de instrução doméstica de Maria Celi Vasconcelos (2005), que se refere a esta prática de educação como, aquela realizada no interior da casa do aluno ou do mestre, que aconteceram e coexistiram com a escola formal. De acordo com a autora, no Rio de Janeiro, o ensino da casa vai desaparecendo no final dos oitocentos do século XIX devido ao projeto de escolarização pública proclamado junto com o período republicano no país. Contudo, em Sergipe a educação doméstica parece ganhar fôlego e resiste às iniciativas do Estado de centralização e unificação do ensino. Desse modo, partimos da tese de que, apesar de o Brasil contar com políticas públicas de escolarização pública para toda a população, a demora em evoluir política, econômica e socialmente, fez com que as práticas de educação domésticas existissem durante muito tempo à sombra da escola formal mantida pelo Estado.
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