MEMES DA COVID-19 E MEMÉTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Isabella Tavares Sozza Moraes Universidade de São Paulo- USP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8435

Palavras-chave:

Memes. Memes da Covid-19. Memética. Internet. Interdisciplinaridade.

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa é estudar o meme de temática da Covid-19 por meio das concepções interdisciplinares, atribuindo-se conceitos da memória, da ideia e das tribos sociais como fundadores da corrente memética e atribuidores de fenômenos ao meme hodierno (virtualizado). A metodologia utilizada é descritiva de base bibliográfica; além da descrição de características, parte-se da utilização de materiais escritos publicados anteriormente (GIL, 2002). Este estudo é interdisciplinar, pois integra conhecimentos de Ciências distintas sem sua sobreposição, portanto, há a integração das áreas de Ciências Humanas e Ciências Exatas e da Terra, com o intuito de comparação em evidência. Constata-se, como resultados, de que os memes possuem origens biológicas e antropológicas, pois, por meio das concepções da memória e da ideia, as áreas se entrelaçaram realçando vertentes meméticas (psicobiologia, sociobiologia). Os memes da Internet, portanto, são reprodutores de fenômenos meméticos, pois, integram o fenômeno da replicação, bem como evidenciam a separação por tribos sociais, que se demonstra pela criação dos grupos sociais meméticos. Com isso, os memes da Covid-19 ressaltam os conceitos da memética pelo seu caráter viral e, no entanto, fenômenos como a memética do altruísmo (BLACKMORE, 1999;2000), são demonstrados, mas com carga positiva e negativa, por conta de seu caráter dualista que evidencia opiniões e ações sociais.

Biografia do Autor

Isabella Tavares Sozza Moraes, Universidade de São Paulo- USP

Mestranda em Italianística pela Universidade de São Paulo (USP). Bolsista CAPES/DS, processo n° 88887.801223/2023-00.

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

Moraes, I. T. S. . (2023). MEMES DA COVID-19 E MEMÉTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 80–100. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8435