ROTINA DE REANIMAÇÃO NEONATAL: O QUE OS ACADÊMICOS DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DE MEDICINA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CONHECEM SOBRE ESTA PRÁTICA?
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8406Palavras-chave:
Reanimação Neonatal. Conhecimento. Estágio Curricular Obrigatório em Medicina.Resumo
Esse artigo buscou investigar o nível do conhecimento sobre a prática da reanimação neonatal em acadêmicos do Estágio Curricular Obrigatório de medicina de um hospital universitário, avaliando quais os pontos de maior e menor domínio da rotina por parte dos acadêmicos, além de comparar o grau de conhecimento sobre a rotina entre os quatro períodos que compõem o estágio curricular obrigatório e correlacionar o nível de conhecimento com a futura área de atuação do acadêmico. Consistiu em um estudo de campo, prospectivo, quantitativo, descritivo, analítico e transversal, com internos do curso de medicina do 9º ao 12º período do Hospital Universitário de Vassouras. Como resultado, verificou-se que aproximadamente metade dos alunos (54%) possuem conhecimentos mínimos sobre reanimação neonatal, tendo mais dificuldades em questões como: o tempo de clampeamento do cordão umbilical de um RN; a prática da massagem cardíaca; a utilização de cânula orotraqueal e sobre a intubação. Conclui-se com o estudo, que o tema não é fortemente dominado entre os alunos pesquisados, podendo acarretar uma falha formação médica. Dessa forma, consideram-se necessárias intervenções no campo da prática dos acadêmicos do estágio curricular obrigatório para que adquirirem maior domínio sobre a assistência ao recém-nascido.
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