ROTINA DE REANIMAÇÃO NEONATAL: O QUE OS ACADÊMICOS DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DE MEDICINA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CONHECEM SOBRE ESTA PRÁTICA?

Autores

  • Allana Mendes Lima Ribeiro Universidade de Vassouras
  • Carlos Alberto Bhering Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8406

Palavras-chave:

Reanimação Neonatal. Conhecimento. Estágio Curricular Obrigatório em Medicina.

Resumo

Esse artigo buscou investigar o nível do conhecimento sobre a prática da reanimação neonatal em acadêmicos do Estágio Curricular Obrigatório de medicina de um hospital universitário, avaliando quais os pontos de maior e menor domínio da rotina por parte dos acadêmicos, além de comparar o grau de conhecimento sobre a rotina entre os quatro períodos que compõem o estágio curricular obrigatório e correlacionar o nível de conhecimento com a futura área de atuação do acadêmico. Consistiu em um estudo de campo, prospectivo, quantitativo, descritivo, analítico e transversal, com internos do curso de medicina do 9º ao 12º período do Hospital Universitário de Vassouras. Como resultado, verificou-se que aproximadamente metade dos alunos (54%) possuem conhecimentos mínimos sobre reanimação neonatal, tendo mais dificuldades em questões como: o tempo de clampeamento do cordão umbilical de um RN; a prática da massagem cardíaca; a utilização de cânula orotraqueal e sobre a intubação. Conclui-se com o estudo, que o tema não é fortemente dominado entre os alunos pesquisados, podendo acarretar uma falha formação médica. Dessa forma, consideram-se necessárias intervenções no campo da prática dos acadêmicos do estágio curricular obrigatório para que adquirirem maior domínio sobre a assistência ao recém-nascido.

Biografia do Autor

Allana Mendes Lima Ribeiro, Universidade de Vassouras

Discente do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras; Vassouras, RJ, Brasil.

Carlos Alberto Bhering, Universidade de Vassouras

Docente do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras; Vassouras, RJ, Brasil. 

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

Ribeiro, A. M. L. ., & Bhering, C. A. . (2023). ROTINA DE REANIMAÇÃO NEONATAL: O QUE OS ACADÊMICOS DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DE MEDICINA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CONHECEM SOBRE ESTA PRÁTICA?. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 101–118. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8406