O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O LUTO INFANTIL

Autores

  • Débora Thais Nascimento da Silva Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia
  • Elaine Escobar Medeiros Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia
  • Sandra Lucia Ferreira Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia
  • Simone Siqueira de Souza Rocha Faculdade Mantenense dos Vales Gerais- INTERVALE
  • Viviane Ramos Mota Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC
  • Uanaia Aparecida Luz Centro Universitário Varzeagrande – UNIVAG
  • Jaqueline Lopes dos Reis Faculdade UNINA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7323

Palavras-chave:

Morte. Família. Criança.

Resumo

No âmbito familiar, uma dificuldade grande para os pais está exatamente na necessidade que a criança tem de fazer perguntas muitas vezes complexas. Colocam questões profundas sobre o ser humano, sobre a vida e sobre a morte. Quando alguém da família de uma criança morre, ainda que se tente omitir ou negar, ela irá perceber por meio das atitudes transformadas dos familiares ao redor. O fato é que cedo ou tarde ela descobrirá. Omitir-lhe a verdade seria algo grave, seria como ignorá-la só porque ela não fala como os adultos, como excluí-la da família, e pior ainda, se as pessoas mais próximas em que ela deposita toda sua confiança não forem capazes de falar sinceramente sobre a morte, ela tomará isso como um modelo a seguir e nem ousará perguntar a respeito daquilo que sua percepção lhe diz. O que o adulto não sabe, é que as crianças questionam sem angústia a respeito da morte até cerca de sete anos. Por volta dos três anos de idade esta questão começa a aparecer. Existem animais que morrem em torno delas, elas ouvem histórias, conversas, o conceito de que as coisas acabam, e que os limites existem, já estão estabelecidos desde muito cedo. O presente estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso com um menino de 6 anos que perdeu a mãe.

Biografia do Autor

Débora Thais Nascimento da Silva, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia.

Elaine Escobar Medeiros, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia, Especialista em Libras/Educação Inclusiva.

Sandra Lucia Ferreira, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Cândido Rondon – UNIRONDON, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia.

Simone Siqueira de Souza Rocha, Faculdade Mantenense dos Vales Gerais- INTERVALE

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário - UNIVAG, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (INTERVALE).

Viviane Ramos Mota, Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC

Uanaia Aparecida Luz, Centro Universitário Varzeagrande – UNIVAG

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Graduada em Admnisitração de Empresas pelo Centro Universitário Varzeagrande – UNIVAG, Especialista em Psicopedagogia pela Instituto do Ensino Superior de Minas Gerais – IESMIG, Especialista em Docência do Ensino Superior pela Centro Universitário Varzeagrande – UNIVAG.

 

Jaqueline Lopes dos Reis, Faculdade UNINA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Literatura Infantil pela Faculdade UNINA.

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Publicado

2022-11-08

Como Citar

Silva, D. T. N. da ., Medeiros, E. E. ., Ferreira, S. L. ., Rocha, S. S. de S. ., Mota, V. R. ., Luz, U. A. ., & Reis, J. L. dos . (2022). O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O LUTO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 2924–2933. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7323