DIDÁTICA, UM NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR VISANDO UMA QUALIDADE NO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.4975Palavras-chave:
Ensino. Didática. Aprendizagem. Professor. Aluno. Escola. Transformação social.Resumo
O presente artigo tem por objetivo a escolha de dois temas que vão ser tratados no decorrer do trabalho sendo didática e ensino. Discutir sobre esse binômio didática e ensino que são inseparáveis no processo educacional, trabalhar conceitos, debater o campo da didática e os distintos paradigmas, relatar brevemente alguns problemas de ensino e descrever a relação entre didática e currículo. Logo no início do trabalho, refletir um pouco sobre a origem da didática surgindo com Comenius (1592-1670) com a Didáctica Magna.O Ensino é ação e o efeito de ensinar ou trnsmitir conhecimento para o aluno, através de meios e técnicas. Já a Didática é comprometida com as questões concretas da prática docente, com as expectativas e os interesses dos alunos. A Didática é uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem que acontece dentro da sala de aula com a interação professor e aluno. Esses dois binômio trabalhados de maneira eficiente e eficaz durante o processo pedagógico contribuem para a formação cidadã e promove a transformação do meio social para o bem comum. Para que o processo educacional aconteça de forma satisfatória e produtiva devemos sempre repensar a prática docente de acordo com a realidade do aluno, com o intuito de melhoria da aprendizagem e contribuindo para a formação de um cidadão crítico e participativo para a transformação social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY