METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS NO PROCESSO DE ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Taíze Aparecida Teixeira do Nascimento Universidade Potiguar-UNP
  • Hilderline  Cãmara de Oliveira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.4859

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Tecnologias de informação e comunicação. Pandemia.

Resumo

As tecnologias de informação e comunicação marcam mudanças no novo século, nas formas de se relacionar, de trabalhar, de ensinar e de aprender. O mercado de trabalho encontra-se diante de um novo perfil, demandando profissionais munidos de competências que possibilitem atender as demandas atuais. A pesquisa tem como escopo geral identificar as metodologias ativas utilizadas em tempos de pandemia da Covid/19 junto aos graduandos dos cursos de Tecnólogo em Agroecologia e Licenciaturas em Informática e Química do IFRN do Campus Ipanguaçu no Rio Grande do Norte-RN. A pesquisa é de caráter exploratório, quanto aos procedimentos é um estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa com aplicação de questionário semiestruturado. Em geral, observa-se a necessidade da incorporação de mudanças nas instituições de ensino, por meio de metodologias com as quais os professores busquem mediar o conhecimento de forma que o ensino já não seja o foco, mas sim a aprendizagem. Dessa maneira, o aluno poderá alcançar as competências necessárias para ser um bom tomador de decisões diante da dinamicidade das organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taíze Aparecida Teixeira do Nascimento, Universidade Potiguar-UNP

Mestranda em administração da Universidade Potiguar-UNP. Especialização em Administração - Universidade Cândido Mendes (2016) Biblioteconomia – Universidade Federal do Rio Grande Norte. Bibliotecária, documentalista pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN. 

Hilderline  Cãmara de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Pós-doc em Direitos Humanos e políticas públicas-UFPB, Doutora em Ciências Sociais - UFRN com Estágio de Doutoramento no Centro de Estudos Sociais (CES), na Universidade de Coimbra-Portugal, com bolsa Capes. Mestre em Serviço Social, Especialista em Antropologia Cultural - UFRN, especialista em educação em saúde/EaD e mediação e conciliação de conflitos. Assistente Social pela UFRN (2001). Docente do Programa Stricto Sensu da Universidade Potiguar-UnP (Mestrado em Administração e de Psicologia).Servidora Pública da secretaria de saúde do RN-SESAP como Assistente Social do hospital da polícia militar . Professora colaboradora da Academia de Policia Militar do RN. E-mail: hilderlinec@hotmail.com. 

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

Nascimento, T. A. T. do ., & Oliveira, H. C. de . (2022). METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS NO PROCESSO DE ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 63– 79. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.4859