A FORMAÇÃO DE PROFESSORES FRENTE À UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO E ÀS REFORMAS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4810Palavras-chave:
Educação. Formação de professores. Universalização educacional, reforma educacional.Resumo
Este artigo tem o objetivo de promover uma breve reflexão sobre a formação de professores no Brasil, confrontando os argumentos expostos no debate em torno da formação de professores frente aos desafios do século XXI. Com esse objetivo, foi produzida, no decurso deste artigo, uma reflexão a fim de avaliar como as medidas adotadas pelo Estado tem se materializado em ações concretas dentro das formadoras. De igual modo, será possível avaliar o impacto das políticas e projetos no campo educacional em curso, o qual tem o capitalismo e o neoliberalismo como parte do processo. Assim, foram efetuadas pesquisas para fins de complementação dos argumentos usados. A escolha do tema justifica-se em função das inúmeras explicações e argumentações sobre as consequências do que vem ocorrendo na educação no Brasil, frente às imposições do sistema financeiro. A nosso ver, há um posicionamento governamental no sentido de adotar dispositivos legais para atender as demandas impostas pela universalização do sistema de ensino, bem como aquelas impostas pelo sistema neoliberal. As consequências são várias, porém a mais penosa é não admitir que a educação seja a mola propulsora do desenvolvimento de uma nação, haja vista que não se faz educação de qualidade sem professores bem formados.
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