O PROEJA E O PARADOXO DA INCLUSÃO PÓS-DEMOCRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4725Palavras-chave:
Pós-democracia. Exclusão. Inclusão. Contingenciamento. Conclusão.Resumo
O presente artigo consiste numa metanálise qualitativa a partir de um corpus empírico composto por estudos de investigadores brasileiros acerca do PROEJA, cuja proposta é incluir o coletivo da EJA no sistema educativo para elevação da escolaridade com profissionalização técnica. Este estudo apresenta e metanalisa a categoria conclusão e os fatores que comprometem a inclusão anunciada no âmbito da política. Os dados revelam uma discrepância entre as promessas e a concretização das declaradas intenções. Os resultados democraticamente limitados revelam que o Estado preocupa-se mais em contingenciar as lutas populares por democratização e silenciar o espaço político que criar condições para que a política restabeleça o direito dos excluídos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY