APONTAMENTOS SOBRE O PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL E ATIVIDADES EXTRACLASSE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4709Palavras-chave:
Atividades Extraclasse. Escola de Ensino Integral. Família. Percepções Docentes.Resumo
Este artigo refere-se a uma problemática inserida a muito tempo nas escolas e pouco discutida nos meios acadêmicos, as atividades extraclasse, que são atividades enviadas pelos professores para serem desenvolvidas fora do ambiente escolar acompanhadas pelos responsáveis. A intenção é de proporcionar reflexões de como e em que condições estas atividades estão sendo desenvolvidas, ou não pelos alunos, observando se existem condições para que as mesmas possam ser realizadas dentro das unidades escolares de ensino integral, devido ao tempo de permanência dos alunos nessas escolas. No trabalho é apresentada uma pesquisa relacionada ao tema, citada por Carvalho e Serpa (2006) que teve como foco a problemática do “dever de casa” (referindo-se a essas atividades extraclasse) elaborada por bolsistas de um programa de Iniciação a Docência, realizada com professores e responsáveis, relatando pontos negativos recorrentes durante o desenvolvimento das atividades extraclasse que merecem atenção e adequação, observando as transformações que ocorreram nos últimos tempos na sociedade bem como, nova logística das famílias, novos arranjos familiares e situações socioculturais diferenciadas nas escolas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY