A GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO INSTRUMENTO DE DEMOCRATIZAÇÃO DE ENSINO

Autores

  • Eliúde de Assis dos Santos Bernardo Faculdade Venda Nova do Imigrante
  • Marcionilia dos Santos Sousa Faculdade Venda Nova do Imigrante
  • Elimeire Alves de Oliveira Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves
  • Márcia Regina de Biazi Seba Faculdade Futura- Votuporanga-SP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4702

Palavras-chave:

Gestão democrática. Gestão participativa. Conselhos escolares.

Resumo

Conforme determina a Constituição Federal de 1988, a gestão democrática deve ser o princípio que orienta as relações na educação pública. Posteriormente, a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 vem afirmar que o ensino deve ser ministrado pautado na gestão democrática do ensino público. Para isso, coloca a necessidade de que a proposta pedagógica seja fruto do envolvimento de todos os profissionais da educação, na sua fase de elaboração e execução. Também aponta como caminho para essa democracia a formação de conselhos escolares ou órgãos equivalentes para promover o envolvimento e a participação da comunidade escolar e local nas tomadas de decisões da escola. Desta forma, este artigo buscou, por meio de um estudo qualitativo, utilizando a revisão bibliográfica, descrever a importância e como acontece essa participação considerada democrática. Gestão democrática. Gestão participativa. Conselhos escolares.

Biografia do Autor

Eliúde de Assis dos Santos Bernardo, Faculdade Venda Nova do Imigrante

Pós-graduanda em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (Faculdade Venda Nova do Imigrante-FAVENI). Licenciada em Pedagogia (Faculdade Futura)E-mail: eliudesantos38@hotmail.com.

Marcionilia dos Santos Sousa, Faculdade Venda Nova do Imigrante

Pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional(CESC). Licenciada em Pedagogia (Faculdade Futura); Graduanda em  Letras (Faculdade Venda Nova do Imigrante-FAVENI);Graduanda em  Filosofia (Faculdade Venda Nova do Imigrante-FAVENI). E-mail: mar.s2limite@hotmail.com

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves

Docente e Coordenadora do Curso de Pedagogia na Faculdade Futura. Graduada em Direito (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Letras (UNIFEV) Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP). E-mail elimeire@faculdadefutura.com.br.

Márcia Regina de Biazi Seba, Faculdade Futura- Votuporanga-SP

Docente no Curso de Pedagogia da Faculdade Futura- Votuporanga-SP. Graduada em Letras (Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga).Graduada  em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales. Especialista em Produção, Análise e Interpretação de Textos (Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga). Especialista em Educação (USP). Email:marcia.seba@professorfaculdadefutura.com.br

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

Bernardo, E. de A. dos S. ., Sousa, M. dos S. ., Oliveira, E. A. de ., & Seba, M. R. de B. . (2022). A GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO INSTRUMENTO DE DEMOCRATIZAÇÃO DE ENSINO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1315–1330. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4702