A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: SUA TRAJETÓRIA HISTÓRICA ENTRE PRESENÇA E AUSÊNCIA NO PROCESSO CURRICULAR EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4571Palavras-chave:
Ensino de Filosofia. Currículo. Ensino Médio.Resumo
Este artigo promove uma reflexão sobre a importância do ensino de filosofia no ensino médio: sua trajetória histórica entre presença e ausência no processo curricular educacional. Tem como objetivo debater a relevância da disciplina de Filosofia no sentido de ampliar a capacidade intelectiva e argumentativa dos estudantes da rede pública de ensino, diante da mudança da matriz curricular, decorrente da decisão do Governo Federal que editou a Medida Provisória 746/2016 que foi enviada e aprovada pelo Congresso Nacional, que deu origem a Lei 13.415/2017 que retira a obrigatoriedade do ensino de Filosofia no Ensino Médio da rede pública de ensino. Essa decisão causa um retrocesso do aprendizado como o ocorrido durante o período da ditadura militar para atender à elite, que defendia que a educação fosse voltada para atender a mão de obra, permitindo a alienação dos jovens estudantes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Tem como referencial teórico autores que pesquisam sobre o ensino de Filosofia com largas experiências no Ensino Médio. Espera-se a partir destas reflexões que o referido artigo possa despertar a necessidade da obrigatoriedade da disciplina de Filosofia no Ensino Médio, importante para a formação dos estudantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY