A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: SUA TRAJETÓRIA HISTÓRICA ENTRE PRESENÇA E AUSÊNCIA NO PROCESSO CURRICULAR EDUCACIONAL

Autores/as

  • Raimundo Ferreira Moreira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4571

Palabras clave:

Ensino de Filosofia. Currículo. Ensino Médio.

Resumen

Este artigo promove uma reflexão sobre a importância do ensino de filosofia no ensino médio: sua trajetória histórica entre presença e ausência no processo curricular educacional. Tem como objetivo debater a relevância da disciplina de Filosofia no sentido de ampliar a capacidade intelectiva e argumentativa dos estudantes da rede pública de ensino, diante da mudança da matriz curricular, decorrente da decisão do Governo Federal que editou a Medida Provisória 746/2016 que foi enviada e aprovada pelo Congresso Nacional, que deu origem a Lei 13.415/2017 que retira a obrigatoriedade do ensino de Filosofia no Ensino Médio da rede pública de ensino. Essa decisão causa um retrocesso do aprendizado como o ocorrido durante o período da ditadura militar para atender à elite, que defendia que a educação fosse voltada para atender a mão de obra, permitindo a alienação dos jovens estudantes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Tem como referencial teórico autores que pesquisam sobre o ensino de Filosofia com largas experiências no Ensino Médio. Espera-se a partir destas reflexões que o referido artigo possa despertar a necessidade da obrigatoriedade da disciplina de Filosofia no Ensino Médio, importante para a formação dos estudantes.

Biografía del autor/a

Raimundo Ferreira Moreira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestre em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales. Graduado em Direito. Especialista em Docência do Ensino Superior. Especialista em MBA em Gestão de Pessoas. Especialista em Direito Civil e do Consumidor. Especialista em Direito Educacional. E-mail: professormoreira@hotmail.com. 

Publicado

2022-03-31

Cómo citar

Moreira, R. F. . (2022). A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: SUA TRAJETÓRIA HISTÓRICA ENTRE PRESENÇA E AUSÊNCIA NO PROCESSO CURRICULAR EDUCACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 196–212. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4571