A FORMAÇÃO DO CARÁTER DO ADOLESCENTE SOB A PERSPECTIVA DE EDITH STEIN

Autores

  • João Igor Moraes Universidade de Santo Amaro
  • Roseli Aparecida Mônaco Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Silvia Helena Modenesi Pucci Universidade Santo Amaro- UNISA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3365

Palavras-chave:

Adolescência. Individualidade. Emoções. valores.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender o carácter e os componentes da formação psicológica através do pensamento da filósofa Edith Stein. Com a noção de adolescência e desenvolvimento humano, os elementos externos como a vulnerabilidade social e a delinquência interagem com a identidade, as emoções e os valores para a construção de uma vida psíquica saudável, se orientados por uma estrutura interna. Conduzidos pela análise de um produto cultural, o filme Blackboard Jungle, de 1955, os problemas educativos permitem a base das reflexões sobre essa constituição da pessoa humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Igor Moraes, Universidade de Santo Amaro

Graduando em Psicologia (2021) pela Universidade de Santo Amaro - UNISA. Contato: joaoigor0180@gmail.com

Roseli Aparecida Mônaco, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre na área de Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui Master em Tecnologia da Educação pela American Intercontinental University, Pós-graduação em Psicopedagogia pela PUC/SP e graduação em Psicologia pela Universidade de Santo Amaro. Cursa atualmente especialização em Vincularidade de Casal e Família na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. É professora e Supervisora de estágios do curso de Psicologia Escolar da Universidade Santo Amaro (UNISA). Tem experiência nas áreas de Educação e Psicologia, com ênfase em psicologia da educação e do desenvolvimento, psicanálise e Educação, lúdico na Educação, educação a distância, atuando nos seguintes temas: psicanálise e Educação, psicologia escolar, dificuldade de aprendizagem, formação de professores presencial e a distância, prática de ensino infantil e fundamental, jogos e brinquedos na educação e psicologia, ensino e aprendizagem. Foi educadora do Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos da Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Foi professora do curso de Pedagogia e Psicopedagogia da Faculdade Paschoal Dantas. É psicóloga clínica e Psicopedagoga.

Silvia Helena Modenesi Pucci, Universidade Santo Amaro- UNISA

Doutora em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho, UMINHO - Portugal (com revalidação pela Universidade de Campinas / UNICAMP, setor Medicina - Brasil). Pesquisadora Membro do Grupo de Estudos de Jovens Investigadores da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO). Pesquisadora Colaboradora no Grupo de Pesquisa da Universidade do Minho / Portugal: Processos Psicológicos Individuais e Familiares em Saúde e Doença. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica - UNIFESP. Especialista em Psico-Oncologia pelo Hospital do Câncer/ SP, Especialista em Dependência Química (Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP) e, Especialista em Promoção e Prevenção à Saúde em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (UNIFESP).  Coordenadora e Docente de Psicologia na Universidade Santo Amaro / UNISA - Brasil, em diversas disciplinas, bem como Supervisora hospitalar, Membro do NDE e atendimento junto alunos da Medicina - PAPU. Membro do Comitê de Ética e Orientadora de trabalhos científicos. Revisora de artigos Nacionais e Internacionais.  Formação acadêmica: Doutora em Psicologia Instituição: Universidade de Santo Amaro- UNISA

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Moraes, J. I. ., Mônaco, R. A. ., & Pucci, S. H. M. . (2021). A FORMAÇÃO DO CARÁTER DO ADOLESCENTE SOB A PERSPECTIVA DE EDITH STEIN. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 346–367. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3365