A FORMAÇÃO DO CARÁTER DO ADOLESCENTE SOB A PERSPECTIVA DE EDITH STEIN

Authors

  • João Igor Moraes Universidade de Santo Amaro
  • Roseli Aparecida Mônaco Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Silvia Helena Modenesi Pucci Universidade Santo Amaro- UNISA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3365

Keywords:

Adolescence. Individuality. Emotions. Values.

Abstract

This work aims to understand the character and components of psychological formation through the thinking of the philosopher Edith Stein. With the notion of adolescence and human development, external elements such as social vulnerability and delinquency interact with identity, emotions and values ​​to build a healthy psychic life, if guided by an internal structure. Conducted by the analysis of a cultural product, the film Blackboard Jungle, from 1955, educational problems provide the basis for reflections on this constitution of the human person.

Author Biographies

João Igor Moraes, Universidade de Santo Amaro

Graduando em Psicologia (2021) pela Universidade de Santo Amaro - UNISA. Contato: joaoigor0180@gmail.com

Roseli Aparecida Mônaco, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre na área de Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui Master em Tecnologia da Educação pela American Intercontinental University, Pós-graduação em Psicopedagogia pela PUC/SP e graduação em Psicologia pela Universidade de Santo Amaro. Cursa atualmente especialização em Vincularidade de Casal e Família na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. É professora e Supervisora de estágios do curso de Psicologia Escolar da Universidade Santo Amaro (UNISA). Tem experiência nas áreas de Educação e Psicologia, com ênfase em psicologia da educação e do desenvolvimento, psicanálise e Educação, lúdico na Educação, educação a distância, atuando nos seguintes temas: psicanálise e Educação, psicologia escolar, dificuldade de aprendizagem, formação de professores presencial e a distância, prática de ensino infantil e fundamental, jogos e brinquedos na educação e psicologia, ensino e aprendizagem. Foi educadora do Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos da Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Foi professora do curso de Pedagogia e Psicopedagogia da Faculdade Paschoal Dantas. É psicóloga clínica e Psicopedagoga.

Silvia Helena Modenesi Pucci, Universidade Santo Amaro- UNISA

Doutora em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho, UMINHO - Portugal (com revalidação pela Universidade de Campinas / UNICAMP, setor Medicina - Brasil). Pesquisadora Membro do Grupo de Estudos de Jovens Investigadores da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO). Pesquisadora Colaboradora no Grupo de Pesquisa da Universidade do Minho / Portugal: Processos Psicológicos Individuais e Familiares em Saúde e Doença. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica - UNIFESP. Especialista em Psico-Oncologia pelo Hospital do Câncer/ SP, Especialista em Dependência Química (Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP) e, Especialista em Promoção e Prevenção à Saúde em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (UNIFESP).  Coordenadora e Docente de Psicologia na Universidade Santo Amaro / UNISA - Brasil, em diversas disciplinas, bem como Supervisora hospitalar, Membro do NDE e atendimento junto alunos da Medicina - PAPU. Membro do Comitê de Ética e Orientadora de trabalhos científicos. Revisora de artigos Nacionais e Internacionais.  Formação acadêmica: Doutora em Psicologia Instituição: Universidade de Santo Amaro- UNISA

Published

2021-12-30

How to Cite

Moraes, J. I. ., Mônaco, R. A. ., & Pucci, S. H. M. . (2021). A FORMAÇÃO DO CARÁTER DO ADOLESCENTE SOB A PERSPECTIVA DE EDITH STEIN. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 346–367. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3365