A FORMAÇÃO DO CARÁTER DO ADOLESCENTE SOB A PERSPECTIVA DE EDITH STEIN

Autores/as

  • João Igor Moraes Universidade de Santo Amaro
  • Roseli Aparecida Mônaco Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Silvia Helena Modenesi Pucci Universidade Santo Amaro- UNISA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3365

Palabras clave:

Adolescência. Individualidade. Emoções. valores.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo compreender o carácter e os componentes da formação psicológica através do pensamento da filósofa Edith Stein. Com a noção de adolescência e desenvolvimento humano, os elementos externos como a vulnerabilidade social e a delinquência interagem com a identidade, as emoções e os valores para a construção de uma vida psíquica saudável, se orientados por uma estrutura interna. Conduzidos pela análise de um produto cultural, o filme Blackboard Jungle, de 1955, os problemas educativos permitem a base das reflexões sobre essa constituição da pessoa humana.

Biografía del autor/a

João Igor Moraes, Universidade de Santo Amaro

Graduando em Psicologia (2021) pela Universidade de Santo Amaro - UNISA. Contato: joaoigor0180@gmail.com

Roseli Aparecida Mônaco, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre na área de Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui Master em Tecnologia da Educação pela American Intercontinental University, Pós-graduação em Psicopedagogia pela PUC/SP e graduação em Psicologia pela Universidade de Santo Amaro. Cursa atualmente especialização em Vincularidade de Casal e Família na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. É professora e Supervisora de estágios do curso de Psicologia Escolar da Universidade Santo Amaro (UNISA). Tem experiência nas áreas de Educação e Psicologia, com ênfase em psicologia da educação e do desenvolvimento, psicanálise e Educação, lúdico na Educação, educação a distância, atuando nos seguintes temas: psicanálise e Educação, psicologia escolar, dificuldade de aprendizagem, formação de professores presencial e a distância, prática de ensino infantil e fundamental, jogos e brinquedos na educação e psicologia, ensino e aprendizagem. Foi educadora do Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos da Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Foi professora do curso de Pedagogia e Psicopedagogia da Faculdade Paschoal Dantas. É psicóloga clínica e Psicopedagoga.

Silvia Helena Modenesi Pucci, Universidade Santo Amaro- UNISA

Doutora em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho, UMINHO - Portugal (com revalidação pela Universidade de Campinas / UNICAMP, setor Medicina - Brasil). Pesquisadora Membro do Grupo de Estudos de Jovens Investigadores da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO). Pesquisadora Colaboradora no Grupo de Pesquisa da Universidade do Minho / Portugal: Processos Psicológicos Individuais e Familiares em Saúde e Doença. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica - UNIFESP. Especialista em Psico-Oncologia pelo Hospital do Câncer/ SP, Especialista em Dependência Química (Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP) e, Especialista em Promoção e Prevenção à Saúde em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (UNIFESP).  Coordenadora e Docente de Psicologia na Universidade Santo Amaro / UNISA - Brasil, em diversas disciplinas, bem como Supervisora hospitalar, Membro do NDE e atendimento junto alunos da Medicina - PAPU. Membro do Comitê de Ética e Orientadora de trabalhos científicos. Revisora de artigos Nacionais e Internacionais.  Formação acadêmica: Doutora em Psicologia Instituição: Universidade de Santo Amaro- UNISA

Publicado

2021-12-30

Cómo citar

Moraes, J. I. ., Mônaco, R. A. ., & Pucci, S. H. M. . (2021). A FORMAÇÃO DO CARÁTER DO ADOLESCENTE SOB A PERSPECTIVA DE EDITH STEIN. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 346–367. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3365