POLÍTICAS PÚBLICAS E ACESSO AO TRATAMENTO DE DOENÇAS RARAS: DESAFIOS DA FIBROSE CÍSTICA NO SUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.28587

Palavras-chave:

Doenças Raras. Fibrose Cística. Política de Saúde Pública. Sistema Único de Saúde.

Resumo

Esse artigo teve como objetivo descrever as políticas públicas e o acesso ao tratamento de doenças raras, destacando os principais desafios relacionados à assistência às pessoas com fibrose cística no Sistema Único de Saúde (SUS). Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados LILACS, MEDLINE/BVS e SciELO, utilizando os descritores: “Fibrose Cística”, “Doenças Raras”, “Política de Saúde Pública” e “Sistema Único de Saúde”, combinados pelos operadores booleanos AND e OR. Foram incluídos artigos publicados entre 2021 e 2026, disponíveis na íntegra e nos idiomas português, inglês e e espanhol, sendo excluídos estudos duplicados e publicações que não abordavam diretamente a temática. Os resultados evidenciaram avanços na organização da assistência às doenças raras, especialmente na ampliação da triagem neonatal, na elaboração de protocolos clínicos e no fortalecimento do acompanhamento multiprofissional. Entretanto, persistem desafios relacionados à desigualdade regional, à oferta limitada de serviços especializados e ao acesso a medicamentos de alto custo. Conclui-se que, embora existam importantes avanços nas políticas públicas voltadas à fibrose cística, ainda são necessários investimentos e estratégias que garantam maior equidade, integralidade e efetividade no acesso ao tratamento dentro do SUS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Lopatiuk, UNICENTRO

Doutor em Desenvolvimento Comunitário - Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO).

Carla Emanuele Lopatiuk, Centro Universitário Campo

Acadêmica de Medicina - Centro Universitário Campo.

Andrelina Lúcia De Paiva, FIMCA

Graduanda em Medicina - Faculdades Aparício Carvalho (FIMCA).

Rafael Mesquita Guedes, Universidade de Brasília

Bacharel em Enfermagem e mestrando em Saúde Coletiva - Universidade de Brasília (UnB).

Aline Sharlon Maciel Batista Ramos, UERJ

Doutora em Ciências Médicas - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Eduardo Gracelácio de Assis, Emescam

Graduando em Medicina - Emescam.

Eliene Sousa da Silva, UEPA

Mestranda em Enfermagem - Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Fabiana Andreia Padia Maniçoba, UFMS

Bacharela em Farmácia, Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Maurício Peti de Souza, UEA

Graduando em Medicina - Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Lucas Fernandes Borba, UFRJ

Graduando em Medicina - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Anderson Dias de Souza, UESB

Mestrando em ciências da saúde - Universidade Estadual Sudoeste da Bahia (UESB).

Viviane Garcez de Carvalho, UNICEUMA

Bacharela em Enfermagem - UNICEUMA.

Lays Renhe Bugança, UFMG

Mestre em Odontologia em Saúde Pública (UFMG).

Ana Carolina dos Santos Melo, UFPI

Bacharela em Fisioterapia, Mestranda em Saúde da Família - RENASF - Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Marcial De Souza Daltro, Universidade Estácio de Sá

Bacharel em Administração, licenciatura em Sociologia, Licenciatura em Pedagogia, Mba Executivo em Marketing, Especialista em Filosofia e Direitos Humanos, Administração Escolar e Gestão Educacional - Universidade Estácio de Sá.

Downloads

Publicado

2026-07-07

Como Citar

Lopatiuk, C., Lopatiuk, C. E., Paiva, A. L. D., Guedes, R. M., Ramos, A. S. M. B., Assis, E. G. de, … Daltro, M. D. S. (2026). POLÍTICAS PÚBLICAS E ACESSO AO TRATAMENTO DE DOENÇAS RARAS: DESAFIOS DA FIBROSE CÍSTICA NO SUS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(7), 1–12. https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.28587