ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2641Palavras-chave:
Síndrome de Down. Criança. Estimulação precoce. Fisioterapia. Desenvolvimento neuropsicomotor.Resumo
A síndrome de Down, que se caracteriza pela presença de um cromossomo extra nas células, causa alterações físicas e psicomotoras na criança, ocorrendo um atraso no desenvolvimento global. Além de apresentar alterações físicas, a SD pode apresentar alterações no sistema respiratório, cardiopatias congênitas, alterações no sistema hematológico e gastrointestinal. Logo nos primeiros meses de vida, é importante iniciar uma estimulação para que possam adquirir um desenvolvimento melhor, e evitar o atraso. Visto que através da estimulação precoce a criança, pode alcançar movimentos, padrões e habilidade assim como as de uma criança considerada comum. A fisioterapia pode atuar com técnicas e atividades que irão estimular o desenvolvimento neuropsicomotor da criança, minimizando e prevenindo as comorbidades ao qual a síndrome de Down resulta. O estudo a seguir, tem como objetivo realizar uma abordagem das revisões bibliográficas a respeito da estimulação precoce em crianças com síndrome de Down, com enfase da atuação fisioterapêutica.
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