ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores/as

  • Micaelle Alves Guimarães Faculdade UniBrás
  • João Eduardo Viana Guimarães Faculdade UniBrás

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2641

Palabras clave:

Síndrome de Down. Criança. Estimulação precoce. Fisioterapia. Desenvolvimento neuropsicomotor.

Resumen

A síndrome de Down, que se caracteriza pela presença de um cromossomo extra nas células, causa alterações físicas e psicomotoras na criança, ocorrendo um atraso no desenvolvimento global. Além de apresentar alterações físicas, a SD pode apresentar alterações no sistema respiratório, cardiopatias congênitas, alterações no sistema hematológico e gastrointestinal. Logo nos primeiros meses de vida, é importante iniciar uma estimulação para que possam adquirir um desenvolvimento melhor, e evitar o atraso. Visto que através da estimulação precoce a criança, pode alcançar movimentos, padrões e habilidade assim como as de uma criança considerada comum. A fisioterapia pode atuar com técnicas e atividades que irão estimular o desenvolvimento neuropsicomotor da criança, minimizando e prevenindo as comorbidades ao qual a síndrome de Down resulta. O estudo a seguir, tem como objetivo realizar uma abordagem das revisões bibliográficas a respeito da estimulação precoce em crianças com síndrome de Down, com enfase da atuação fisioterapêutica.

Biografía del autor/a

Micaelle Alves Guimarães, Faculdade UniBrás

Acadêmica do 10º período do Curso de Fisioterapia, Faculdade UniBrás - Unidade Rio Verde. Email: micaelle206@gmail.com.

João Eduardo Viana Guimarães, Faculdade UniBrás

Professor do Curso de Fisioterapia, da Faculdade UniBrás – Unidade Rio Verde. E-mail: jefisio@hotmail.com.

Publicado

2021-10-30

Cómo citar

Guimarães, M. A. ., & Guimarães, J. E. V. . (2021). ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 1047–1054. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2641