O PAPEL DO PEDAGOGO NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS NO ENSINO REGULAR: UM ESTUDO SOBRE OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Aline Letícia Alves Mendes Universidade Norte do Paraná
  • Elenice Patrício Bezerra Universidade de Cuiabá
  • Wanderson Rodrigues Miranda Universidade Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2611

Palavras-chave:

Inclusão. Inclusão Escolar. Profissional Pedagogo.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo conhecer a as dificuldades que o pedagogo enfrenta para incluir o aluno com necessidades especiais na rede regular de ensino discutindo a inclusão social e o direito do indivíduo que apresenta alguma deficiência a ter acesso à educação, trazendo ainda um levantamento histórico a qual a educação percorreu, nomeando os fatos e contexto de exclusão social a qual as pessoas com necessidades especiais passaram ao longo dos anos até chegarmos a situação atual, através de levantamento bibliográfico e pesquisa exploratória. Mostrando o papel da escola, dentro desse cenário educacional e social, e as limitações enfrentadas por todos os envolvidos nesse contexto educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Letícia Alves Mendes, Universidade Norte do Paraná

Graduada em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná; E-mail: alineleticia34@gmail.com.

Elenice Patrício Bezerra, Universidade de Cuiabá

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá - UNIC; Pós-graduada em Educação Especial e Inclusão pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIVE; Pós-graduada em Educação Infantil e Alfabetização pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIVE; E-mail: patricio16.giovana@gmail.com.

Wanderson Rodrigues Miranda, Universidade Norte do Paraná

Graduado em Licenciatura em Computação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins; Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná; Graduado em Licenciatura em Pedagogia das Faculdades Integradas de Itararé – FAFIT; Pós Graduando em Educação Infantil e Ensino Fundamental – FAMART. E-mail: miranda.wanderson@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-10-30

Como Citar

Mendes, A. L. A. ., Bezerra, E. P. ., & Miranda, W. R. . (2021). O PAPEL DO PEDAGOGO NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS NO ENSINO REGULAR: UM ESTUDO SOBRE OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 679–694. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2611