O PAPEL DO PEDAGOGO NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS NO ENSINO REGULAR: UM ESTUDO SOBRE OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores/as

  • Aline Letícia Alves Mendes Universidade Norte do Paraná
  • Elenice Patrício Bezerra Universidade de Cuiabá
  • Wanderson Rodrigues Miranda Universidade Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2611

Palabras clave:

Inclusão. Inclusão Escolar. Profissional Pedagogo.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo conhecer a as dificuldades que o pedagogo enfrenta para incluir o aluno com necessidades especiais na rede regular de ensino discutindo a inclusão social e o direito do indivíduo que apresenta alguma deficiência a ter acesso à educação, trazendo ainda um levantamento histórico a qual a educação percorreu, nomeando os fatos e contexto de exclusão social a qual as pessoas com necessidades especiais passaram ao longo dos anos até chegarmos a situação atual, através de levantamento bibliográfico e pesquisa exploratória. Mostrando o papel da escola, dentro desse cenário educacional e social, e as limitações enfrentadas por todos os envolvidos nesse contexto educacional.

Biografía del autor/a

Aline Letícia Alves Mendes, Universidade Norte do Paraná

Graduada em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná; E-mail: alineleticia34@gmail.com.

Elenice Patrício Bezerra, Universidade de Cuiabá

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá - UNIC; Pós-graduada em Educação Especial e Inclusão pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIVE; Pós-graduada em Educação Infantil e Alfabetização pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIVE; E-mail: patricio16.giovana@gmail.com.

Wanderson Rodrigues Miranda, Universidade Norte do Paraná

Graduado em Licenciatura em Computação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins; Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná; Graduado em Licenciatura em Pedagogia das Faculdades Integradas de Itararé – FAFIT; Pós Graduando em Educação Infantil e Ensino Fundamental – FAMART. E-mail: miranda.wanderson@gmail.com.

Publicado

2021-10-30

Cómo citar

Mendes, A. L. A. ., Bezerra, E. P. ., & Miranda, W. R. . (2021). O PAPEL DO PEDAGOGO NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS NO ENSINO REGULAR: UM ESTUDO SOBRE OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 679–694. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2611