QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES COM PROLAPSO DE ÓRGÃO PÉLVICO QUE FREQUENTAM UMA USF NA ZONA LESTE DE MANAUS-AMAZONAS

Autores

  • Nilza Duarte Farias UFRN
  • Grácia Maria de Miranda Gondim EPSJV/FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24212

Palavras-chave:

Prolapso de Órgão Pélvico. Qualidade de Vida da Mulher. Discurso do Sujeito Coletivo.

Resumo

Esse artigo buscou analisar a percepção da qualidade de vida de mulheres com POP atendidas em uma USF, Zona Leste de Manaus-AM. Empregou-se a pesquisa transversal, de caráter descritivo e exploratório, com abordagem mista, quanti-qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio do Prontuário Eletrônico do Cidadão, sendo selecionada uma amostra não probabilística e intencional de 25 mulheres com POP. Aplicou-se um questionário semiestruturado e realizou-se uma roda de conversa com 9 participantes, permitindo narrativas pessoais sobre suas experiências. Os resultados revelaram que mulheres com POP apresentam baixa qualidade de vida e maior risco de complicações físicas, mentais, sociais e laborais. Sintomas como incontinência urinária e sensação de peso ou pressão vaginal mostraram-se fortemente associados a prejuízos no bem-estar. Os achados permitiram compreender a percepção das mulheres atendidas e apontam a necessidade de estratégias voltadas à melhoria da qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilza Duarte Farias, UFRN

Mestre em saúde coletiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN.

Grácia Maria de Miranda Gondim, EPSJV/FIOCRUZ

Pesquisadora titular III em saúde pública, EPSJV/FIOCRUZ, laboratório de educação profissional em vigilância em saúde, Drª. em ciência da saúde.  

Downloads

Publicado

2026-02-20

Como Citar

Farias, N. D., & Gondim, G. M. de M. (2026). QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES COM PROLAPSO DE ÓRGÃO PÉLVICO QUE FREQUENTAM UMA USF NA ZONA LESTE DE MANAUS-AMAZONAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(2), 1–7. https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24212