INTEGRAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Raicley Contadini Sampaio Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23679

Palavras-chave:

Educação a Distância. Inteligência Artificial. Tecnologia Educacional.

Resumo

Esse artigo buscou analisar a integração da inteligência artificial (IA) na modalidade de educação a distância (EAD), expondo seus benefícios e principais desafios. A metodologia empregada consistiu em uma revisão bibliográfica qualitativa, analisando estudos de autores que destacam como a inteligência artificial pode personalizar o ensino, oferecer feedback individualizado e facilitar a avaliação adaptativa. Como resultado, o estudo observou aplicações práticas como os sistemas de recomendação e chatbots da UNIVESP, que ilustram como a inteligência artificial está sendo aplicada de maneira eficaz para melhorar a experiência educacional dos estudantes e apoiar os educadores. Verificou-se que essas ferramentas otimizam o engajamento e a precisão pedagógica no ambiente virtual. Ao final, as conclusões mostram que embora existam desafios éticos e de privacidade de dados, a inserção da inteligência artificial representa uma oportunidade significativa para aprimorar a qualidade e a eficiência do ensino, tornando a educação mais acessível, inclusiva e engajadora para os estudantes.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raicley Contadini Sampaio, Must University

Mestrando (Discente) do curso Master of Science in Emerging Technologies in Education. Must University - Metropolitan University of Science and Technology.

Downloads

Publicado

2026-01-20

Como Citar

Sampaio, R. C. (2026). INTEGRAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(1), 1–7. https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23679