ANÁLISE DO USO DE TELA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: ENTRE EXCESSOS E DESENVOLVIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23491

Palavras-chave:

Primeira Infância. Neuropsicologia. Desenvolvimento infantil. Uso de telas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo revisar estudos científicos recentes sobre os impactos do uso excessivo de telas durante a primeira infância. Para tal, foi realizada uma revisão teórica baseada em artigos científicos, buscando compreender como a exposição prematura e prolongada a ferramentas digitais pode afetar o desenvolvimento infantil. Para que uma criança tenha um crescimento saudável, certos estímulos — como afeto, segurança e interação social — são fundamentais nessa fase. Estudos na área da neuropsicologia mostram que os primeiros anos de vida são cruciais para o neurodesenvolvimento, pois é nesse período que se estruturam o funcionamento das emoções, a capacidade de interação social e o desenvolvimento cognitivo. Entretanto, pesquisas indicam que o uso exacerbado de aparelhos eletrônicos pode comprometer significativamente esse processo, especialmente no que se refere ao desenvolvimento das funções executivas. Ressalta-se que este estudo não tem como finalidade condenar ou eliminar o͏ uso͏ das telas na infância, mas sim promover uma reflexão crítica sobre os riscos associados ao uso excessivo e suas possíveis consequências para o desenvolvimento infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorruama Costa Gusmão, Faculdades Integradas da América do Sul

Graduanda em Psicologia pela Faculdades Integradas da América do Sul - INTEGRA (Caldas Novas).

Marcelo Vinícius Costa Amorim, Faculdades Integradas da América do Sul

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor e orientador no curso de Psicologia da Faculdades Integradas da América do Sul - INTEGRA (Caldas Novas).  

Downloads

Publicado

2025-12-22

Como Citar

Gusmão, L. C., & Amorim, M. V. C. (2025). ANÁLISE DO USO DE TELA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: ENTRE EXCESSOS E DESENVOLVIMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 6768–6784. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23491