A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR: RELEVÂNCIA E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Autores

  • Francisca Vitória de Medeiros Araújo
  • Heloyse Laysa da Silva Santos
  • Iris Santos Silva Azevedo
  • Kaliene de Souza Guimarães
  • Lindineide Gonçalves Prudêncio
  • Maria Misaely Lucena Araújo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23119

Palavras-chave:

Psicopedagogia. Aprendizagem. Desenvolvimento.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar o papel do psicopedagogo institucional, com ênfase em sua contribuição para o desenvolvimento do processo de aprendizagem. O tema da pesquisa aborda a relevância do psicopedagogo institucional, buscando compreender suas atribuições junto aos alunos e à comunidade escolar. A problemática norteadora consiste em analisar de que forma o psicopedagogo atua no contexto institucional e quais desafios tornam sua presença essencial no cotidiano escolar. A pesquisa foi estruturada em duas etapas: um estudo de campo realizado em uma escola da rede municipal de ensino e uma revisão bibliográfica, contemplando a análise de artigos científicos, periódicos e monografias, a fim de garantir uma investigação aprofundada e fundamentada acerca do tema proposto.

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Biografia do Autor

Francisca Vitória de Medeiros Araújo

Neuropsicopedagogia.

Heloyse Laysa da Silva Santos

Educação Especial.

Iris Santos Silva Azevedo

Especialista em Atendimento Educacional Especializado. 

Kaliene de Souza Guimarães

Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínico.

Lindineide Gonçalves Prudêncio

Neuropedagogia. 

Maria Misaely Lucena Araújo

Ensino de Língua Portuguesa e Matemática em uma Perspectiva Transdisciplinar.

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Publicado

2025-12-18

Como Citar

Araújo, F. V. de M., Santos, H. L. da S., Azevedo, I. S. S., Guimarães, K. de S., Prudêncio, L. G., & Araújo, M. M. L. (2025). A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR: RELEVÂNCIA E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 6012–6021. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23119