A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR: RELEVÂNCIA E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Autores/as

  • Francisca Vitória de Medeiros Araújo
  • Heloyse Laysa da Silva Santos
  • Iris Santos Silva Azevedo
  • Kaliene de Souza Guimarães
  • Lindineide Gonçalves Prudêncio
  • Maria Misaely Lucena Araújo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23119

Palabras clave:

Psicopedagogia. Aprendizagem. Desenvolvimento.

Resumen

O presente estudo tem como objetivo investigar o papel do psicopedagogo institucional, com ênfase em sua contribuição para o desenvolvimento do processo de aprendizagem. O tema da pesquisa aborda a relevância do psicopedagogo institucional, buscando compreender suas atribuições junto aos alunos e à comunidade escolar. A problemática norteadora consiste em analisar de que forma o psicopedagogo atua no contexto institucional e quais desafios tornam sua presença essencial no cotidiano escolar. A pesquisa foi estruturada em duas etapas: um estudo de campo realizado em uma escola da rede municipal de ensino e uma revisão bibliográfica, contemplando a análise de artigos científicos, periódicos e monografias, a fim de garantir uma investigação aprofundada e fundamentada acerca do tema proposto.

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Biografía del autor/a

Francisca Vitória de Medeiros Araújo

Neuropsicopedagogia.

Heloyse Laysa da Silva Santos

Educação Especial.

Iris Santos Silva Azevedo

Especialista em Atendimento Educacional Especializado. 

Kaliene de Souza Guimarães

Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínico.

Lindineide Gonçalves Prudêncio

Neuropedagogia. 

Maria Misaely Lucena Araújo

Ensino de Língua Portuguesa e Matemática em uma Perspectiva Transdisciplinar.

Publicado

2025-12-18

Cómo citar

Araújo, F. V. de M., Santos, H. L. da S., Azevedo, I. S. S., Guimarães, K. de S., Prudêncio, L. G., & Araújo, M. M. L. (2025). A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR: RELEVÂNCIA E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 6012–6021. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23119