O USO DOS EXERGAMES (EXGs) COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • James Lee Taveira Holanda UNIDA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23083

Palavras-chave:

Exergames. Educação Física. Ferramenta Pedagógica. Tecnologias Educacionais.

Resumo

Este artigo trata sobre a utilização dos exergames como ferramenta pedagógica nas aulas de Educação Física, com foco na Escola Estadual Paula Ângela Frassinetti, em Manaus/AM, durante o ano de 2020. O ambiente educacional enfrenta desafios, a fim de fornecer práticas pedagógicas nas quais o aluno se sinta motivado, dessa forma o ambiente virtual pode ser utilizado como meio tanto para a motivação, quanto para um novo recurso pedagógico nas aulas de Educação Física. A pesquisa investigou o impacto dessa tecnologia no engajamento e dos estudantes e utilização dos Exergames como uma ferramenta de apoio para os professores da área nas práticas físicas dentro do ambiente escolar a metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e de cunho descritivo. Os resultados mostraram um aumento significativo no engajamento dos alunos e apontam os desafios da prática docente frente às inovações digitais. Dessa forma, concluiu-se que os exergames representam uma estratégia pedagógica eficaz para o uso docente no ensino da Educação Física, alinhando-se ao currículo e fornecendo diversas possibilidades para o processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

James Lee Taveira Holanda, UNIDA

Doutor em Ciências da Educação pela Universidad De La Integración De Las Américas (UNIDA). Professor da Rede Estadual, Manaus, EETI Marcantonio Vilaça II.  Http://lattes.cnpq.br/5364882125840286. 

Downloads

Publicado

2025-12-12

Como Citar

Holanda, J. L. T. (2025). O USO DOS EXERGAMES (EXGs) COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 4355–4367. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23083