A RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO

Autores

  • Cláudia Lúcia de Santana Christian Business School-CBS
  •  Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School-CBS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23065

Palavras-chave:

Família. Escola. Responsabilidade.

Resumo

O presente estudo buscou investigar o envolvimento da família junto a escola, com o objetivo de analisar como se dá a relação familia e escola para o desenvolvimento da aprendizagem em uma escola da rede municipal de ensino no município de Goiana-PE.  Para alcançar o objetivo proposto foi realizado um levantamento bibliográfico e fontes documentais de base legal. A família e a escola compartilham funções de educação e de socialização na infância. Por isso elas devem ser analisadas conjuntamente para assim contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e o desenvolvimento global da criança, pois a escola é considerada responsável pelo desenvolvimento de aprendizagens das crianças e adolescentes. Os resultados da pesquisa demonstram que quando há a participação da família na escola frequentemente, promove uma aprendizagem mais significativa, pois o engajamento da família no ambiente escolar faz com que a criança se sinta mais segura em relação as atividades, a participação e a aprendizagem. Conclui-se que é de suma importância uma relação entre família e escola para a aprendizagem da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Lúcia de Santana, Christian Business School-CBS

Mestranda em ciências da educação pela Christian Business School-CBS.

 Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School-CBS

PhD. Doutora em Ciências da educação pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL, professora orientadora da Christian Business School-CBS. 

Downloads

Publicado

2025-12-18

Como Citar

Santana, C. L. de, & Silva, RozineideI.P.da. (2025). A RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 5900–5908. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23065