PROMOÇÃO DE CUIDADO ACOLHEDOR PELO ENFERMEIRO ATRAVÉS DO CONHECIMENTO EM LIBRAS

Autores

  • Cristiane de Oliveira Lins Universidade Iguaçu
  • Marcia Cristina dos Santos Universidade Iguaçu
  • Felipe de Castro Felício Universidade Iguaçu
  • Wanderson Alves Ribeiro Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v3i02.22866

Palavras-chave:

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Enfermagem. Pacientes surdos.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a importância do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pelos enfermeiros para promover um atendimento acolhedor e humanizado a pacientes surdos. A metodologia adotada foi uma revisão integrativa de literatura, que permitiu a síntese e análise de estudos relevantes sobre o impacto do uso de LIBRAS no cuidado de pacientes surdos, utilizando a estratégia PICO e baseando-se em critérios de inclusão e exclusão de artigos. Os resultados indicam que o conhecimento de LIBRAS melhora a comunicação entre enfermeiros e pacientes surdos, fortalece o vínculo de confiança e contribui para a humanização do atendimento. No entanto, a falta de formação adequada em LIBRAS entre os profissionais de saúde ainda representa uma barreira significativa, prejudicando a qualidade do atendimento e a satisfação dos pacientes. A discussão revelou que a capacitação contínua em LIBRAS, a presença de intérpretes e o uso de tecnologias assistivas são estratégias fundamentais para superar as dificuldades comunicacionais e garantir a inclusão dos pacientes surdos no processo de cuidado. A conclusão destaca a necessidade de integrar a LIBRAS na formação acadêmica dos profissionais de saúde e nas políticas institucionais de saúde, visando um atendimento mais inclusivo e acessível, assegurando a promoção de saúde de forma integral e respeitosa para todos os pacientes, especialmente os surdos.

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Biografia do Autor

Cristiane de Oliveira Lins, Universidade Iguaçu

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

Marcia Cristina dos Santos, Universidade Iguaçu

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

Felipe de Castro Felício, Universidade Iguaçu

[1]Enfermeiro, Mestre pela UFF, Docente da graduação em Enfermagem UNIG.

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

Enfermeiro. Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Docente do curso de Graduação em Enfermagem. Professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem em Neonatologia e Pediatria; Enfermagem em Obstetrícia; Enfermagem em Emergência e Terapia Intensiva; Fisioterapia em Terapia Intensiva; e Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Vigilância em Saúde da Universidade Iguaçu (UNIG). 

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Publicado

2025-12-15

Como Citar

Lins, C. de O., Santos, M. C. dos, Felício, F. de C., & Ribeiro, W. A. (2025). PROMOÇÃO DE CUIDADO ACOLHEDOR PELO ENFERMEIRO ATRAVÉS DO CONHECIMENTO EM LIBRAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 3(02), 620–639. https://doi.org/10.51891/rease.v3i02.22866